27 de Novembro de 2024
27 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Saúde Quinta-feira, 16 de Maio de 2013, 14:35 - A | A

Quinta-feira, 16 de Maio de 2013, 14h:35 - A | A

Emanuel Pinheiro defende secretário de Saúde do Estado e para “blindá-lo” pede criação de frente parlamentar “protetora”

 

por Lucione Nazareth/VG Notícias

O deputado estadual, Emanuel Pinheiro (PR) usou a tribuna da Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (16.05) para defender o secretário de Estado de Saúde, Mauri Rodrigues que nos últimos meses vem sofrendo inúmeras críticas por parte dos prefeitos de vários municípios de Mato Grosso.

O Republicano propôs aos demais deputados à criação de frente parlamentar “protetora” em uma forma de “blindar” o secretário das críticas.

Segundo Pinheiro, quando comandou a Secretaria de Saúde de Sinop, Mauri era referência no setor no Estado e também no Ministério da Saúde, sendo a pessoa mais indicada para assumir a pasta, em substituição ao ex-secretário Vander Fernandes, desgastado pelos atrasos de repasses e reprovação das contas pelo Tribunal de Contas do Estado. O deputado acredita que não existem motivos para as críticas, já que Rodrigues assumiu a pasta em um período de grandes dificuldades no setor. A nomeação de Mauri foi confirmada em 24 de janeiro.

O parlamentar relatou que durante o segundo mandato do falecido Dante de Oliveira – quando governador -, o secretário presidiu naquele período o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e organizou o órgão que segundo o parlamentar, enfrentava uma crise institucional.

“Ele fez um bom trabalho no Detran, fez um trabalho sério e com planejamento e resolveu o problema do órgão naquela época. Vamos dar tempo ao Rodrigues e para sua equipe trabalhar, que ele vai dar um jeito na saúde pública assim como deu no Detran”, declarou o deputado.

O republicano destacou que a pressão e as críticas que o secretário vem sofrendo por prefeitos de algumas cidades e até da imprensa, não proporciona um ambiente agradável para que Mauri realize um trabalho na pasta com tranquilidade e com pensamento voltado apenas em melhorar o setor no Estado.

“O clima não é de estabilidade para tocar a pasta. Ele precisa de tranquilidade para resolver os problemas do setor. O secretário Mauri tem a confiança do governador Silval Barbosa (PMDB), o Ministério Público já notou que ele está fazendo um bom trabalho na Secretaria e garanto que ele tem o apoio de grande parte dos deputados deste parlamento para continuar administrar a pasta”, frisou o republicano.

Críticas ao secretário Mauri Rodrigues – As críticas iniciaram ao secretário devido à falta de repasses do governo do Estado para os municípios, referente à área de Saúde. Os prefeitos reclamam que o recurso não vem sendo depositado, e devido à falta do dinheiro, investimentos e atendimentos à população estão deixando de ser realizados. Outra crítica é referente à redução do valor do repasse em 50%. Os prefeitos querem que o secretário reveja a redução e possa voltar a destinar o valor integral, já que segundo eles, o recurso não seria o suficiente para investir nas cidades.

No entanto, o secretário Mauri Rodrigues, garante que o repasse da atenção básica do Estado aos municípios é maior que de outros Estados do país e chegou a declarar que os municípios têm que se preparar melhor para trabalhar com menos dinheiro em caixa.

Exoneração do secretário – Os deputados Ezequiel Fonseca e Antônio Azambuja – ambos do PP mesmo partido de Mauri Rodrigues -, articulam nos bastidores a indicação do nome do deputado Guilherme Maluf (PSDB) para substituir Mauri na pasta de Saúde.

A pasta atualmente faz parte da cota do PP no staff de Silval, mas devido o problema com os repasses para o setor da Saúde para os municípios de Mato Grosso, os progressistas estariam descontente com Mauri e pedem sua exoneração do cargo. Sem nenhum nome de “peso” no PP para assumir a Secretaria, os progressistas entendem que Maluf seria o mais indicado para comandá-la.

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760