O número de notificações de casos de dengue em Mato Grosso sofreu uma sensível diminuição nos últimos sete dias. Conforme levantamento divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES/MT), no período de 20 a 27 de setembro, o número de casos de dengue confirmados no Estado foi de 34, o que corresponde a uma redução da manifestação da doença em relação à última semana, quando 202 casos foram identificados.
De acordo com a Secretaria, durante todo o ano, entre 1º de janeiro a 27 de setembro, o Estado registrou 37.635 casos da doença. Desse total, 122 foram notificados como casos graves. Até o momento existem 19 óbitos, sendo 15 confirmados e quatro em investigação.
Em Várzea Grande foram notificados, neste período 2.950 casos, sendo desse total, 19 graves. Um aumento trágico em relação ao mesmo período do ano passado, que somaram 314 casos. Já em Cuiabá, foram registrados 10.460 casos de dengue, sendo 55 graves. No mesmo período do ano passado a Capital, notificou 1.127.
Prevenção: A Secretaria Estadual de Saúde alerta a população sobre a importância das medidas de prevenção contra a dengue. As pessoas devem manter as caixas d’água, tonéis e barris ou outros recipientes que armazenam água, totalmente tampados e limpos, lavando-os com escova e sabão semanalmente. Deve-se remover tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas e não deixar que a água da chuva fique acumulada sobre as lajes.