O Ministério da Saúde instituiu em caráter excepcional e temporário, liberação de verbas voltadas para o enfrentamento dos impactos causados pela pandemia da Covid-19 no Sistema Único de Saúde (SUS). A publicação consta no Diário Oficial da União (DOU).
O recurso é para ampliação do acesso aos cuidados à ansiedade e depressão (transtornos do humor) pelo público infantojuvenil, no qual será realizado por meio da implantação de equipes multiprofissionais de atenção especializada em saúde mental, do Bloco de Manutenção das Ações e Serviços Públicos de Saúde.
“O incentivo financeiro federal de custeio para implantação de equipe(s) multiprofissional(is) de atenção especializada em saúde mental tem como objetivo fomentar a ampliação da assistência comunitária a crianças e adolescentes, por meio de serviços ambulatoriais especializados nos cuidados em saúde mental da infância e adolescência”, diz trecho da portaria.
Os recursos são na ordem de R$ 25.600,00 a R$ 35.000,00 por equipes implantadas por cada município – que buscar o credenciamento junto ao Ministério da Saúde.
Leia Também - Mãe de menina de 11 anos que foi estuprada e fez aborto legal diz sentir “alívio”