Começa nesta segunda-feira (08.08) a Campanha Nacional de vacinação contra poliomielite e de multivacinação. A mobilização segue até o dia 09 de setembro. Estima-se que mais de 14 milhões de crianças, entre 1 a 4 anos, sejam imunizadas neste período.
A ação acontece em meio ao aparecimento da doença em outros países como Estados Unidos, Reino Unido, Israel e África. A mobilização começa amanhã e vai até o dia 9 de setembro.
De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil o esquema de vacinação contra a pólio é composto de cinco doses: três primeiras são feitas com a vacina de vírus inativada, no qual é aplicada via injeção aos 2, 4 e 6 meses de idade e protege contra os três tipos conhecidos desse vírus. Para completar, devem ser dadas duas doses de reforço com a vacina atenuada, a famosa gotinha: a primeira entre os 15 e os 18 meses de idade e, a última, aos 4 anos idade.
A pasta informou que Campanha Nacional iniciada hoje terá essas doses e o reforço em gotas, além disso, serão ofertadas nos postos de vacinação doses de 18 tipos de imunizantes [multivacinação] previstos no calendário nacional de vacinação para esse público. A multivacinação é para crianças e adolescentes menores de 15 anos.
Para crianças estarão disponíveis os seguintes imunizantes: Hepatite A e B; Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente; VIP (Vacina Inativada Poliomielite); VRH (Vacina Rotavírus Humano); Meningocócica C (conjugada); VOP (Vacina Oral Poliomielite); Febre amarela; Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba); Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela); DTP (tríplice bacteriana); Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).
Para adolescentes: HPV; dT (dupla adulto); Febre amarela; Tríplice viral; Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).