O Brasil, principalmente Várzea Grande passa por um surto de H3N2, um subtipo do vírus influenza A, conhecido como Darwin. A, e diante deste cenário o Instituto Butantan já está produzindo uma nova vacina contra a gripe e que irá conter essa cepa.
Segundo o instituto, a vacina contra a influenza será distribuída no Sistema Único de Saúde (SUS) em 2022. “Ela é trivalente, composta pelos vírus H1N1, H3N2, do subtipo Darwin, e a cepa B”, diz trecho de nota.
O Butantan já produz 80 milhões de doses de vacina contra influenza que são utilizadas na campanha nacional de vacinação. Porém, pela cepa ser uma doença sazonal, o imunizante contra a gripe é atualizado a cada ano com base em relatórios da Organização Mundial da Saúde (OMS) que apontam os três subtipos do vírus influenza que mais circularam no último ano no hemisfério Sul.
A nova versão da vacina, a H1N1 é a única cepa que continua presente na substância. “As cepas importadas são encaminhadas para o laboratório piloto, que produzirá um lote de banco trabalho, que posteriormente será utilizado na produção dos IFAs; tudo isso seguindo um cronograma definido de entregas ao governo que devem ser feitas entre março e abril”, explicou o Butantan em outro trecho da nota.
Ainda segundo o instituto, uma versão tetravalente da vacina da gripe, que contém duas cepas de vírus A e duas cepas do vírus B, também está sendo trabalhada. O imunizante deverá substituir a versão trivalente no futuro.
Leia Também - VG atende mais de 26 mil pessoas com sintomas de síndrome gripal H3N2; “ninguém saiu sem atendimento”