21 de Abril de 2025
21 de Abril de 2025

Editorias

icon-weather
21 de Abril de 2025
lupa
fechar
logo

Saúde Sábado, 16 de Abril de 2022, 00:17 - A | A

Sábado, 16 de Abril de 2022, 00h:17 - A | A

CONTAMINAÇÃO SALMONELA

Anvisa proíbe venda e importação do chocolate Kinder fabricado na Bélgica

A empresa afirma que iniciou recolhimento dos produtos, que foram fabricados na Bélgica, em todos os países

Edina Araújo/VG Notícias

A Anvisa publicou na quinta-feira (14.04)) a Resolução-RE nº 1.233, que proíbe a comercialização, distribuição, importação e uso dos produtos da marca Kinder, que são alvo de alerta e recolhimento internacionais. A medida vale para os lotes fabricados pela empresa Ferrero na Bélgica. 

O Brasil não está entre os países de destino dos produtos, conforme noticiado pela Anvisa, porém, a Agência considerou prudente publicar a medida preventiva com o objetivo de informar à sociedade - e evitar que o produto seja consumido ou trazido de fora do país por pessoas físicas ou importadoras. A empresa foi notificada para prestar informações sobre os produtos e o controle de importações por terceiros.

Segundo a Agência de Vigilância, na quarta-feira (13) recebeu alerta, pela Rede Internacional de Autoridades de Segurança Alimentar (Infosan), comunicando o surto de Salmonella Typhimurium em chocolates da marca Kinder. 

A Agência afiirmou que está monitorando as informações das autoridades, na Europa, quanto ao número de casos de infecção por Salmonella Typhimurium associados ao consumo de chocolates da empresa Ferrero fabricados na Bélgica e distribuídos para diferentes países.

Os representantes da empresa Ferrero no Brasil enviaram comunicado oficial à Anvisa, no qual informaram que a contaminação por Salmonella aconteceu na fábrica em Arlon, na Bélgica, e que as operações naquela planta fabril haviam sido suspensas

No comunicado, a empresa afirmou que iniciou recolhimento dos produtos, que foram fabricados na Bélgica, em todos os países de destino, e que a contaminação não atinge os produtos comercializados no Brasil.

Orientação aos consumidores - Como medida preventiva, a Agência recomenda aos consumidores que possuam ou pretendam adquirir chocolates da marca Kinder, que verifiquem no rótulo os dados do fabricante do produto, especialmente dos produtos abaixo relacionados.

Os produtos objeto de recolhimento internacional são os fabricados por: Ferrero Ardennes S.A - Rue Pietro Ferrero, 5 Arlon 6700 Belgium.

Os produtos Kinder produzidos nessa fábrica são:
Kinder Surprise Maxi 100 g
Kinder Surprise 1 x 20 g
Kinder Surprise 3 x 20 g (60 g)
Kinder Surprise 4 x 20 g (80 g)
Kinder Schokobons WHITE 200 g
Kinder Schokobons 200 g
Kinder Schokobons 125 g
Kinder Schokobons 300 g
Kinder Mix Peluche 133 g
Kinder Mix Advent Calendar 127 g
Kinder Mini Eggs Hazelnut 100 g
Kinder Mini Eggs Mix 250 g
Kinder Happy Moments 162 g

O encaminhamento de denúncias pode ser feito por meio da Ouvidoria da Anvisa, por meio da plataforma Fala.BR. A Anvisa segue o monitoramento do caso junto a empresa e acompanha as informações veiculadas por outras autoridades internacionais. (Com  Anvisa).

Leia também

Criança que sobreviveu ao acidente que matou sua mãe em VG, recebeu alta da UTI, mas segue internada

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760