26 de Novembro de 2024
26 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Saúde Quarta-feira, 13 de Julho de 2022, 17:36 - A | A

Quarta-feira, 13 de Julho de 2022, 17h:36 - A | A

Com Coronavac

Anvisa libera vacinação de crianças de 3 a 5 anos contra Covid

Autorização possibilitará imunização de 6 milhões de crianças com idades entre 3 e 4 anos

Lucione Nazareth/VGN

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu nesta quarta-feira (13.07) autorizar a aplicação da vacina CoronaVac contra a Covid-19, de forma emergencial, em crianças de 3 a 5 anos de idade.

Segundo a Anvisa, o Instituto Butantan submeteu à agência os dados e os estudos de segurança que embasam o pedido de aprovação de indicação da vacina para crianças. A análise das informações foi feita pelo corpo técnico da Agência e também contou com a participação de representantes de sociedades médicas brasileiras.

Leia Mais - Anvisa recebe dados adicionais sobre pedido para vacinação de crianças de 3 a 5 anos contra Covid

Na sessão de hoje, a equipe técnica apresentou dados apontando não ter existindo efeitos adversos em crianças que receberam CoronaVac, e que o ideal é a aplicação de duas doses do imunizante em um intervalo de 28 dias, e não aplicação em crianças em imunossuprimidos.

Ao final, afirmou que os benefícios da vacina em crianças de 3 a 5 anos “superam os riscos dos efeitos adversos”, manifestando favorável a liberação sob argumento de que a Anvisa seguirá monitorando os possíveis riscos.

A diretora relatora do pedido, Meiruze Sousa Freitas, apresentou voto citando que é irreal acreditar que as crianças são imunes ao coronavírus, assim como não há como prever como elas serão afetadas pelo vírus. Ela citou que estudos apontam que de março de 2020 até hoje mais de 2,5 milhões de crianças em todo mundo foram infectadas pela Covid-19, e que existe grande números óbitos na faixa etária de 3 a 5 anos em decorrência da doença.

Conforme Freitas, a vacinação das crianças irá evitar que esse público seja infectado de forma grave da doença, assim como poderá contribuir para redução do contágio deste público e dar mais segurança para que eles possam frequentar ambientes escolares [como creches].

Ela ainda explicou que a Coronavac já é usada em crianças em países como China, Hong Kong, Chile, Equador, Colômbia, Tailândia e Camboja. Ao final, votou pela autorização da vacinação das crianças de 3 a 5 anos com vacina da CoronaVac, com recomendação que o Instituto Butantan apresentasse dados complementares sobre a efetividade do imunizante em relação às demais variantes.

Com a liberação da imunização, a decisão da Anvisa será publicada no Diário Oficial da União para passar a valer. O Governo apontou que a autorização possibilitará a imunização de 6 milhões de crianças com idades entre 3 e 4 anos se vacinem contra o coronavírus. 

Importante destacar que o imunizante já está liberado para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos desde janeiro deste ano. Na época, o Instituto Butantan buscou licença para imunizar a faixa a partir de 3 anos, porém, a Anvisa optou por aguardar até que mais estudos fossem apresentados sobre crianças abaixo dos seis.

A vacinação contra a Covid em crianças de 5 a 11 anos de idade no Brasil começou no dia 14 de janeiro. Atualmente, somente a vacina da Pfizer está disponível para as crianças de 5 anos.

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760