O médico Waldir Bento da Costa – o Dr. Waldir (PMDB), vereador eleito nas eleições deste ano, disse ao VG Notícias, que está preocupado com a situação em que se encontra o Pronto-Socorro Municipal.
“A situação em que o nosso Pronto-Socorro se encontra deixa muito a desejar. Estive visitando a unidade e tem muito a se fazer no local, mas primeiro tem que avaliar o que fazer urgentemente”, colocou Waldir.
De acordo com ele, faltou um prefeito que tomasse as providências cabíveis para que a unidade não chegasse ao ponto em que se encontra hoje. “O espaço físico já não é mais suficiente, não consegue atender a demanda, tem aparelhos quebrados, que até hoje não foram consertados, faltou um gestor para que isso não ocorresse”, frisou o peemedebista.
Segundo o médico, para desafogar o P.S precisa investir na atenção básica - os Programas Saúde da Família (PSF’s) e os postos de saúde. “Lá consegue fazer diagnostico e muitas vezes tratá-lo. Você resolve o problema lá mesmo, antes de ir ao Pronto-Socorro procurar atendimento”, garantiu o vereador eleito.
Mas para que isso ocorra no município, é preciso de acordo com Waldir, que primeiro ofereça condições de atendimento como postos de saúde com médico e todo um corpo clinico, depois, reeducar a comunidade para que a qualquer mal estar eles não procure o P.S. “Muito vezes se tratar no posto de saúde, ele não vai precisar ir ao Pronto-Socorro e às vezes nem precisa ser internado”, disse o médico.
Ainda em relação ao Pronto-Socorro, o peemedebista disse que com a reestruturação nos postos de saúde, PSF’s, com quatro policlínicas espalhadas em pontos estratégicos da cidade, funcionando 24 horas – todas com ambulância -, as UPA’s – pelo menos uma já em 2013-, vai desafogar o P.S em mais de 50%. “Com tudo isso funcionando certinho, vai reduzir em mais de 50% os atendimentos na unidade, desafogando assim o Pronto-Socorro”, finalizou Waldir.