O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), afirmou em entrevista coletiva à imprensa na tarde de hoje (26.03), após reunião com prefeito da Capital, Emanuel Pinheiro, que as decisões serão trabalhadas em conjunto, e o resultado deve ser anunciado de hoje para amanhã (27).
De acordo com o prefeito, cada gestor vai se reunir com o seu Comitê, com sua equipe para tomarem as decisões. Kalil acredita que boa parte vai ser em comum acordo, lembrando que ambas as cidades têm a sua particularidade, e às vezes uma medida não será igual, mas vai ser discutida.
Questionado pela reportagem do VGN quais seriam os pontos incomuns que saíram durante a reunião, o emedebista disse que está sendo discutido a possibilidade de adiantar os feriados de aniversário de ambos os municípios, para que possam serem feitos alguns dias prolongados, mas que não implicariam no comércio, assim como horários intercalados do comércio. As aulas na rede pública devem ser mantidas online.
Em relação ao temido “lockdown”, Kalil enfatizou que não trabalha com a possibilidade de lockdown, justificando que o fechamento de todo o comércio é ruim, pois as pessoas precisam trabalhar.
Leia mais
Pinheiro defende convivência com o vírus para enfrentar pandemia e diz ser contra “confinamento”
Gallo afirma que decreto sugere medidas: "Prefeitos precisam assumir as suas responsabilidades"
No entanto, Kalil ressaltou que terão que ter algumas limitações em algumas atividades. “Não vamos agradar todo mundo, mas tem serviços essenciais que não podem parar”, ponderou.
Sobre o Ministério Público do Estado (MPE), interpretar como impositivo o decreto editado pelo governador Mauro Mendes (DEM), nessa quinta (25), e em relação ao órgão acionar os prefeitos que não seguirem o decreto a risca, aqueles que estão em risco muito alto de contaminação da Covid-19, Baracat disse que Mendes fez uma nota, informando que o decreto não é impositivo, e sim orientativo, e falou quanto uma ação ingressada pela Justiça, o prefeito disse irão debater e apresentar justificativa.
O prefeito concluiu que a sociedade precisa ajudar o Poder Público, pois essa luta não é só dos prefeitos e do governador, mas sim de todos. “Estamos lutando pela vida, então contamos com a compreensão de todos. Distanciamento e conscientização” finalizou Kalil Baracat.
Veja mais
Kalil se reunirá com Pinheiro para decidir sobre quarentena obrigatória nos municípios
Confira na íntegra o novo decreto em vigor em MT
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).