O vereador por Várzea Grande, Pedro Paulo Tolares – popular Pedrinho (DEM), e mais seis parlamentares foram denunciados ao Ministério Público do Estado (MPE/MT), por locarem ônibus, caminhões, van e caminhão pipa à Prefeitura Municipal, por meio da empresa Penta Locações.
O vereador Pedrinho, por exemplo, locava ônibus e caminhão em nome de seu filho, Jefferson da Silva Tolares, atualmente, servidor do município, lotado na Secretaria de Habitação. No entanto, o motorista era seu irmão José Roberto Tolares. Documento final da matéria
Conforme a denúncia, a qual o VG Notícias teve acesso com exclusividade, além de Pedrinho, os vereadores Miguel Baracat (PSC), Valdemir Bernardino – popular Nana (DEM), Gordo Goiano (PT do B); Chico Curvo (PSD), Hilton Gusmão (DEM), Mirian Pinheiro (PMB), locavam veículos (caminhão, ônibus, van e caminhão pipa) à Prefeitura de Várzea Grande, por meio da empresa Penta Locação. Documento final da matéria.
Segundo a denúncia, os veículos, com seus respectivos donos, são: ônibus KAG 8242 - Miguel Baracat; ônibus KDI 4776 Nana; ônibus KAB 4899 -Gordo Goiano; Miriam Pinheiro ônibus KDY 4746, porém o ônibus está em nome da empresa Imetame Metalmecânica, do Espírito Santo, conforme documento; Chico Curvo ônibus placa JZS 4604, Hilton Gusmão ônibus-JZS 4624.
A locação, segundo extratos de medição juntados na denúncia, referentes aos meses de julho e agosto de 2014, conforme notas fiscais custaram aos cofres do município R$ 347.118,49 mil. O valor está incluso o pagamento dos motoristas que dirigiam os veículos.
A locação indireta fere a lei orgânica do município de Várzea Grande, em seu artigo 40, seção IV, vejamos: “É vedado ao vereador: desde a expedição do diploma, firmar ou manter contrato com o município, com suas autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mista ou com suas empresas concessionárias de serviços públicos, salvo quando o contrato obedecer às cláusulas uniformes”.
A denúncia cita ainda, que ao invés de os vereadores exercerem suas funções e fiscalizar os atos do Poder Executivo, estariam empenhados em ajudar a empresa Penta a se manter como prestadora de serviços ao município, na nova gestão (Lucimar Campos), uma vez que seriam beneficiados, conforme já denunciado pelo VG Notícias.
A reportagem já havia denunciado, que o vereador Pedrinho, no início de mandato da prefeita Lucimar Campos (DEM), teria feito pressão para que a Penta recebesse do município, dívida inexistente, segundo a Secretaria de Gestão Fazendária, deixada pela gestão Walace, mais de R$ 1 milhão.
Veja Mais
Presidente da Câmara de VG é acusado de usar Penta para locar veículo para o município
Outro lado - O vereador Pedro Paulo Tolares disse à reportagem do VG Notícias, que realmente tinha o veículo locado para Penta e que estava em nome de seu filho Jefferson, e que seu irmão era o motorista. Segundo ele, a locação era uma forma de não precisar pedir emprego na Prefeitura. Porém, admitiu que pediu uma vaga para seu irmão na Penta.
"Não vejo nada demais. Ao invés de pedir emprego na Prefeitura, pedi para a Penta contratar meu irmão. Ele locava para empresa e não diretamente à Prefeitura", justifica.
O vereador Miguel Baracat não atendeu a ligação e não retornou até o fechamento da matéria.
Já o vereador Valdemir Bernardino – popular Nana, afirmou ao VG Notícias que não locava nenhum veículo a Penta, embora conste o nome dele e um número da Placa de ônibus supostamente dele na denúncia e relação de veículos cedidos pela empresa Penta à Prefeitura de Várzea Grande.
Os vereadores Gordo Goiano, Mirian Pinheiro, Hilton Gusmão e Chico Curvo não atenderam as ligações e até o fechamento da matéria não retornaram.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).