Os vereadores de Cuiabá aprovaram em sessão extraordinária nesta quinta-feira (28.07) o Projeto de Lei Temporária n° 11126/2022, que garante o passe gratuito no transporte público municipal aos recenseadores do censo demográfico de 2022, que será realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) entre os dias 1° a 12 de agosto deste ano.
O pedido encaminhado pelo Poder Executivo foi aprovado em requerimento de urgência com 20 votos favoráveis. Segundo o vereador Sargento Vidal (MDB), a lei temporária garante mais agilidade na coleta dos dados em Cuiabá.
“Devido à necessidade da urgência realmente esses recenseadores, um total de 523, precisam muito desse vale transporte, esse passe livre para começar os trabalhos já na segunda-feira e Cuiabá sai na frente em apoio a uma instituição federal. IBGE e ajudar esse censo que é de extrema importância.”
O presidente do Poder Legislativo, vereador Juca do Guaraná Filho (MDB), afirmou em entrevista à imprensa que o pedido foi feito pelo próprio IBGE. “Esteve presente quase todos os vereadores dando uma demonstração de respeito à população cuiabana. Os trabalhos do IBGE iniciam na segunda-feira (1º), então tínhamos que votar hoje com urgência”, explicou Juca.
Leia também: Jayme exalta gestão Kalil e diz que casas populares serão construídas em VG para serem doadas
A proposta que tramitou em regime de urgência recebeu parecer da Comissão de Constituição de Justiça e Redação (CCJR) que foi acolhida pela maioria no Plenário.
O projeto de lei para o passe livre temporário deve ser sancionado ainda hoje pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB).
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).