Dez vereadores de Várzea Grande acompanhado do vice-prefeito, Wilton Coelho – o Wiltinho (PR) se reuniram nessa quinta-feira (13.03) com o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB) para reivindicar melhorias na área de saúde, educação e infraestrutura no município.
Entre os pedidos a Silval, o vereador João Madureira (PHS) reclamou da demora na construção da rodoviária em Várzea Grande – e lembrou que o governador havia pedido para não falar mais sobre assunto que seria resolvido. No entanto, depois de tantas promessas – Madureira aproveitou a oportunidade e cobrou de Silval a tão esperada Rodoviária no município.
“Governador, naquela reunião o senhor pediu, não quero que fale mais nisso, mas sou obrigado a falar sobre a rodoviária de Várzea Grande. Pois bem, apesar de seu pedido, não dá para deixar o problema de lado. Não é possível o segundo maior município de Mato Grosso não ter uma rodoviária e a população fica mal acomodada em uma lanchonete governador”, argumentou Madureira.
Mais uma vez, Silval jogou a culpa no município – alegando que a demora está na falta de uma área para construção. “Gonçalo (ex-secretário estadual de infraestrutura, e atual secretário de Várzea Grande), sabe o tanto que eu briguei com ele para fazer essa rodoviária. Quanto no Estado, quanto na Secretaria. Já era para estar funcionando,” declarou o peemedebista.
Diante do impasse e jogo de empurra, Madureira sugeriu ao governador, que seja usada a área do Parque Berneck, localizado na avenida Júlio Campos, que está abandonado -, e poderia solucionar o problema que se arrasta há anos. O Ministério Público Estadual já propôs ação civil pública contra o município - e mesmo assim os gestores continuam levando o problema com a “barriga” e a população é que paga a conta pela incompetência.
Rodoviária: O problema que se arrasta há anos, já foi alvo de várias promessas por parte dos governantes, inclusive do governador, Silval Barbosa. Em 2008, a construção do novo terminal já era pauta das reuniões entre o então prefeito de Várzea Grande, Murilo Domingos (PR) e o governador.
Na época, na audiência entre os gestores, o Governo se comprometia em elaborar o edital, que devia estar concluído até o primeiro trimestre de 2008, autorizando a construção e exploração da rodoviária.
Quatro anos após as promessas, o secretária de Estado de infraestrutura, Gonçalo Barros (PMDB) – atual secretário na gestão Walace, garantia em entrevista ao VG Notícias, no máximo 45 a 60 dias deviam ser iniciados os trabalhos na área destinada a construir o terminal rodoviário. De acordo com ele, a rodoviária seria construída com total de 40.000 m², nos moldes do terminal rodoviário de Campinas, em São Paulo.
Em maio de 2013, Silval assumia outro compromisso com o prefeito de Várzea Grande, Walace Guimarães (PMDB) que até o início do segundo semestre, caso a Prefeitura Municipal doasse uma área de 10 hectares para o governo do Estado, o terminal seria construído. O novo terminal teria 10 plataformas, amplo estacionamento, praça de alimentação, garagens modernas.
Ponto de parada: Segunda maior cidade do Estado, e porta de entrada da Cuiabá – uma das cidades sede da Copa do Mundo de 2014, a rodoviária de Várzea Grande está instalada atualmente em uma lanchonete de propriedade particular, que conta com situação precária para receber todos os passageiros que passam pelo município.
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