30 de Novembro de 2024
30 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Sábado, 13 de Março de 2021, 22:00 - A | A

Sábado, 13 de Março de 2021, 22h:00 - A | A

Briga de Suplentes

Vaga de Favero na Assembleia Legislativa pode se tornar “batalha judicial” entre suplentes

Suplentes devem travar briga na Justiça pela vaga do deputado Favero

Edina Araújo/VG Notícias

Reprodução Facebook

Dr. Emílio e Gilberto Cattani

Dr Emílio (esquerda) e Gilberto Cattani

 

A vaga do deputado Sílvio Fávero (PSL), falecido neste sábado (13.03) em decorrência de complicações pela Covid-19, pode ser judicializada. O segundo suplente do PSL, Dr. Emilio Populo – conhecido como Viação Juína, em entrevista ao , afirmou que está a caminho de Cuaibá e vai brigar pela vaga.

Leia mais

Segundo suplente de Fávero deve assumir vaga; primeiro deixou PSL

Após pedir cautela, Botelho confirma morte de Favero

Ao , Dr. Emílio disse que causa estranheza Gilberto Cattani ter se filiado ao PRTB, disputado as eleições pelo PRTB e agora “repentinamente”, o presidente do PSL estadual, Aécio Guerino, afirmar que ele (Cattani) retornou em janeiro deste ano ao PSL.

“Vou para Cuiabá para reivindicar a vaga. Acho totalmente esquisito isso, porque o Cattani saiu do partido, disputou contra o PSL e agora o Aécio disse que ele retornou em janeiro, totalmente esquisito isso. Silvio não era muito favorável a este Cattani, em memória dele vou brigar pela vaga”, disse Emílio.

O presidente estadual do partido, Aécio Guerino, afirmou ao , que a vaga é de Gilberto Cattani, porque ele retornou ao PSL. “Não tem discussão. O Cattani voltou ao partido, ele pediu o comprovante da filiação dele há uns dois dias. Ele retornou ao PSL em 22 de fevereiro deste ano. O Cattani disputou as eleições pelo PRTB porque ele queria ser candidato e não tinha como disputar pelo PSL, porque não dava para fazer uma candidatura pura, eu tinha que fazer coligação. Mas a vaga é dele”, pontuou.

Aécio afirmou que mesmo que Emílio fosse o primeiro suplente, só poderia ser eleito se tivesse atingido 10% do quociente eleitoral”.

Vale esclarecer, que a regra apontada pelo presidente do PSL, quanto ao quociente eleitoral, só começou a valer a partir das eleições de 2020, ou seja, não tem como aplicar a regra retroativa, já que não estava vigente quando houve eleições para deputado em 2018.

A reportagem do também consultou o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MT) e conforme certidão do órgão, Gilberto Cattani consta filiado regular ao PRTB, e com a filiação cancelada no PSL. Veja certidão

Leia ainda

Autor de projeto contra vacina da Covid e defensor do uso da cloroquina, deputado de MT é internado com o vírus

TREMT

certidão TRE

Certidão de filiação do Tribunal Regional Eleitoral

 

TRE/MT

certidão TRE, PRTB

Certidão do TRE com filiação partidária Gilberto Cattani no PRTB

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760