21 de Outubro de 2024
21 de Outubro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quarta-feira, 31 de Outubro de 2018, 09:29 - A | A

Quarta-feira, 31 de Outubro de 2018, 09h:29 - A | A

AÇÃO ELEITORAL

Taques terá que explicar 1.030 contratações em período vedado

Lucione Nazareth/ VG Notícias

VG Notícias

Pedro Taques

governador Pedro Taques (PSDB)

O desembargador do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MT), Pedro Sakamoto, concedeu prazo de cinco dias para que o governador Pedro Taques (PSDB) apresente a relação da contratação de 1.030 servidores da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC).

A procuradora Regional Eleitoral, Cristina Nascimento de Mello ingressou no último dia 28 com Ação de Investigação Eleitoral por Abuso de Poder e conduta vedada contra o tucano, apontando que o Estado realizou um total de 1.030 contratações de professores temporários e outros funcionários, como vigilantes, nutricionistas e técnicos administrativos, por exemplo. Porém, todas realizadas a três meses das eleições, que representaria crime eleitoral.

Na Ação, Cristina citou que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já declarou ser proibida a contratação temporária de professores e demais profissionais da área da educação, no período apontado, sob o fundamento de que é considerado serviço público essencial apenas à saúde e segurança.

O Governo do Estado alega que as contratações foram legais e que ocorreram dentro da legalidade e respeitando um cronograma de convocação dos aprovados do concurso da SEDUC.

Em despacho realizado nessa terça-feira (30.10), Pedro Sakamoto, mandou oficiar a SEDUC para fornecer informações no tocante à “comprovação da correspondência entre as contratações temporárias e a ordem dos aprovados do PAS/2018”.

“Faculto ao requerido José Pedro Gonçalves Taques a entrega dos documentos mencionados no parágrafo 13 de sua contestação, no prazo de 5 (cinco) dias, à Secretaria Judiciária desta Corte”, diz trecho extraído dos autos.

Além disso, ele ainda designou para o dia 12 de novembro, às 14 horas, no Tribunal Regional Eleitoral, a oitiva das testemunhas arroladas no processo eleitoral.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760