Durante sua posse na manhã desta terça-feira (05.03), o prefeito em exercício de Cuiabá, José Roberto Stopa (PV), enfatizou suas prioridades como Chefe do Executivo Municipal. Stopa destacou que irá respeitar e trabalhar em conjunto com a Câmara Municipal, além de se comprometer a eliminar os buracos nas vias públicas da Capital e centralizar todas as compras da saúde no Gabinete do Prefeito.
Stopa ressaltou que não pretende comentar sobre o prefeito afastado Emanuel Pinheiro (MDB) e enfatizou seu foco em administrar Cuiabá para deixar um legado. Ele afirmou: “A qualidade do gestor é fazer a sua história e não ficar olhando para o retrovisor. E eu quero fazer a minha história enquanto isto for possível. Com muita ética, muito trabalho e muita honestidade. (...) Não importa o passado, eu quero que me julguem pelo que eu vou fazer a partir deste momento. Trabalharei para deixar um legado, uma história, seja 10, 20, 30 dias, não importa.”
Em relação às prioridades, Stopa reconheceu a falta de investimentos e estabeleceu metas para acabar com os buracos nas vias. Ele explicou que a malha viária da Capital é antiga e construída fora dos padrões atuais, o que encarece os custos, especialmente devido à necessidade de drenagem. Stopa planeja discutir com o secretário de Fazenda formas de viabilizar os recursos necessários para investir em tapa-buracos e recapeamento em diversos bairros.
Quanto à saúde da Capital, que precisa cumprir um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrado entre o Ministério Público Estadual (MPMT) e o Município de Cuiabá, Stopa anunciou a centralização das compras da saúde. Ele justificou sua abordagem centralizadora como uma medida para garantir maior controle sobre os gastos e evitar possíveis erros em contratos emergenciais. Segundo ele: “Vou trazer para mim todas as compras da Saúde, principalmente aquelas que não obedecem ao processo licitatório, as chamadas emergenciais. As emergenciais acabam ficando na mão de algumas pessoas a possibilidade de cometer erros. Então, eu sou um pouco centralizador. Quem me conhece sabe disso e nesse primeiro momento: vou centralizar todas as compras da saúde no Gabinete do Prefeito. Não vai deixar de se comprar, nós queremos saber é como está se comprando e o quanto se está pagando.”
Leia mais: Por afastamento de Emanuel, Stopa toma posse pela 2ª vez como prefeito de Cuiabá
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).