Profissionais da educação de Várzea Grande protestam na tarde desta quinta-feira (11.07), nas ruas da cidade contra a prefeita municipal, Lucimar Campos (DEM). Segundo, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep) municipal, Juscelino Dias, o ato tem por objetivo mostrar para sociedade que a gestora não cumpriu com o acordo de conceder a progressão de carreira e os profissionais seguem sem respostas.
Segundo o presidente, a luta pelo enquadramento dos servidores públicos municipais é antiga e até o momento não houve interesse da prefeitura para resolver. “Este ano nós tivemos algumas manifestações e ela (Lucimar) nunca recebe a gente. Os secretários dela, o Pablo Pereira (secretário de Administração) e Kalil Baracat (secretário de Governo) sentaram conosco e disseram que fariam uma proposta. Mas, não foi feito o enquadramento, foi feito apenas a elevação de um nível, a proposta foi rejeitada por todos”, disse ele.
Juscelino afirma ainda que a prefeita garantiu por meio de documento que faria o enquadramento, mas mesmo assim, não foi realizado. “Principal foco é para denunciar a prefeita Lucimar em relação a nossa progressão de carreira, nosso enquadramento, que inclusive em 2015, ela assinou a lei 4.093 dizendo que faria o enquadramento em 180 dias e até hoje não foi feito este enquadramento”.
O protesto acontece às 16h, com concentração na rotatória do shopping de Várzea Grande e deve finalizar na avenida Couto Magalhães.
Outro lado: As Secretarias de Comunicação Social e de Educação, Cultura, Esportes e Lazer (Seduc), ambas de Várzea Grande, em relação ao pedido de resposta as manifestações dos profissionais da Educação esclarece:
Neste ano de 2019, todos os professores da Rede Pública Municipal já obtiveram a correção dos seus salários segundo índice estabelecido através do Piso Nacional dos Professores;
Também já foram concedidos o primeiro rol de enquadramento através da elevação de um nível, para os profissionais da Educação e da Saúde de Várzea Grande.
Os enquadramentos seguem estudo técnico e analise de situação financeira do Tesouro Municipal, sempre pautando pelos limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal - LRF;
No mês de julho, novos profissionais da estrutura de carreira de Várzea Grande serão enquadrados em um nível. O mesmo acontecerá nos meses de agosto e setembro, quando todos os servidores concursados do município estarão com um nível a mais em suas carreiras concedidos.
As referidas secretarias municipais, lembrando que desde 2015 quando a atual gestão assumiu a Prefeitura de Várzea Grande, as perdas inflacionárias e vantagens foram concedidas, mas respeitando os limites de gastos impostos pela legislação em vigor, lembrando que nos últimos anos foram contratados diversos empréstimos para execução de obras que estariam impedidos de serem contratados caso o Tesouro Municipal não respeitasse os limites da LRF.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).