Dos 19 servidores da Assembleia Legislativa presos na manhã desta quarta-feira (23.09), suspeitos de cometer desvios milionários de dinheiro público por meio das verbas de suprimentos destinadas aos gabinetes, seis estavam lotados no gabinete da deputada estadual Janaína Riva (PSD).
De acordo com o Grupo de Apoio e Combate ao Crime Organizado (Gaeco), uma das detidas foi Maria Hlenka Rudy, chefe de gabinete da deputada. A servidora foi nomeada para o cargo comissionado em 30 de março deste ano.
Além dela foram detidos os assessores parlamentares: Atail Pereira dos Reis, William César de Moraes, José Paulo Fernandes de Oliveira, Talvany Neiverth, e a técnica legislativa, Ana Martins de Araújo Pontinelle, todos com vínculos no gabinete de Janaína Riva.
O motorista Odenilton Gonçalo Carvalho Campos, que também atuava junto ao gabinete da parlamentar, teve mandado de prisão temporária expedido pela Justiça contra ele, mas até o momento não foi localizado e é considerado foragido.
Conforme o Gaeco, todos os presos estiveram lotados na Presidência da Assembleia Legislativa, na época em que o ex-deputado José Riva (PSD) comandava o Legislativo estadual.
Os servidores apreendidos já foram encaminhados para a Penitenciária Central do Estado (PCE) e para o Presídio Feminino Ana Maria do Couto May.
As prisões temporárias são cinco dias, podendo ser prorrogáveis ou convertidas em preventivas, conforme a necessidade.
Gabinete de Gilmar Fabris - Os servidores Maria Helena Ribeiro Ayres Caramelo e Geraldo Lauro, que são funcionários de carreira e que trabalharam com o ex-deputado Riva, também foram presos e atualmente estavam lotados no gabinete do deputado Gilmair Fabrs (PSD).
Gabinete de Mauro Savi e Presidência da AL/MT – O servidor Vinicius Prado Silveira, também detido na manhã de hoje, estava lotado no gabinete da 1ª Secretaria da AL/MT – que é comandado pelo deputado Mauro Savi (PR).
Já as servidoras Laís Marques de Almeida e Leonice Batista Oliveira, estavam lotadas no gabinete da Presidência.
Nota Janaína Riva - A deputada estadual Janaina Riva enviou nota de esclarecimento confirmando que seis dos servidores envolvidos na operação Metástase estão lotados em seu gabinete, e disse ainda que as investigações são referentes ao período anterior à sua posse.
Nota de Esclarecimento
"Com relação às prisões efetuadas na manhã desta quarta-feira (23.09) pelo Grupo de Apoio e Combate ao Crime Organizado (Gaeco) na "Operação Metástase" e que deteve temporariamente 22 servidores da Assembleia Legislativa, a deputada estadual Janaina Riva (PSD) esclarece que seis desses estão lotados em seu gabinete.
Janaina esclarece também que até agora desconhece os fatos que culminaram com os pedidos de prisão, apenas que as investigações são referentes a período anterior à sua diplomação e posse no Poder Legislativo.
A deputada afirma ainda que confia plenamente em seus servidores e que acredita que tudo será esclarecido em breve. A parlamentar reitera que no momento oportuno ira se pronunciar sobre o a caso, tão logo tome conhecimento do que se trata a operação".
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).