A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal realizará nesta terça-feira (07.06), às 10h, a sabatina do economista Ilan Goldfajn, indicado para a presidência do Banco Central. A votação no Plenário do Senado poderá ocorrer ainda nesta terça no período da tarde.
De acordo com o Senado, em 31 de maio, o senador Raimundo Lira (PMDB-PB) leu relatório favorável à mensagem da Presidência da República, e a presidente da CAE, senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), concedeu vista coletiva.
A marcação da data da sabatina foi precedida de polêmica, porque os aliados do governo pretendiam realizá-la na semana passada, a fim de viabilizar a participação do novo presidente do Bando Central na reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) marcada para ocorrer nesta terça (7) e na quarta-feira (08).
A aprovação do nome de Ilan Goldfajn foi cobrada porque o atual presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, informou por meio de sua assessoria que não gostaria de coordenar a reunião do comitê encarregado de definir a taxa básica de juros, a Selic.
Importante destacar que Goldfajn já ocupou o cargo de diretor de Política Econômica do Banco Central entre 2000 e 2003.
Nascido em Israel, em 1966, Ilan Goldfajn tem doutorado em economia pelo Massachusetts Institute of Technology (EUA). Lecionou economia na Universidade Brandeis, no estado norte-americano de Massachusetts, e na PUC do Rio de Janeiro. Trabalhou no Fundo Monetário Internacional, onde realizou estudos sobre políticas econômicas dos países em desenvolvimento. Com informações da Agência Senado.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).