O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec), Allan Kardec (PSB) apresentou nesta terça-feira (24.01) os principais planos de ação a serem executados pela Secretaria durante o novo mandato do governador Mauro Mendes (União).
Consta do planejamento, projetos para o Parque Tecnológico que está previsto para ser inaugurado em Várzea Grande, políticas públicas para qualificação profissional e a prestação de assistência tecnológica para o pequeno produtor.
“O governador já há algum tempo busca uma nova vocação para Secitec, que, com a proximidade da inauguração do Parque Tecnológico que já é uma realidade, a ampliação das parcerias com diversas outras secretarias SEAF, MTI, a SEDEC, nós vamos construir um ambiente favorável à inovação e a eficiência.
A Secitec, a pedido do governador, vai ser a Secretaria de ponta nas questões de inovação, tecnologia, pesquisa. Não dá para a gente ter, a pesquisa de ponta, na mão do Agro ou na mão das empresas particulares.
Segundo Allan Kardec, atualmente a Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat) é parceira da Secretaria, responsável por lançar no mercado mestres e doutores. Porém, com o pedido do governador essas parcerias devem aumentar.
“A Secitec, a pedido do governador, vai ser a Secretaria de ponta nas questões de inovação, tecnologia e pesquisa. Não dá para a gente ter, a pesquisa de ponta, na mão do Agro ou na mão das empresas particulares. O Governo do Estado, o povo mato-grossense precisa ter também esse conhecimento e precisa estar apto a fazer com que Mato Grosso se equalize no âmbito da ciência da tecnologia”, disse Kardec.
Leia também: Postos de combustíveis de VG e Cuiabá são alvos de furtos; empresário cobra policiamento
Ele revelou que o Governo de Mauro Mendes e Otaviano Pivetta irão entregar mais duas escolas técnicas em Primavera e Água Boa, para investir na qualificação profissional e preparar os jovens para o mercado de trabalho.
“O governador vai inaugurá-las agora próxima semana. Em fevereiro temos mais outras duas para entregar também. Então, estamos com a qualificação profissional com várias frentes. E, o governador quer que a gente otimize esses espaços. Ao invés de a própria Secitec estar oferecendo esse serviço, queremos otimizar com as outras instituições, que fazem também qualificação profissional. O Senai vocacionado para indústria, Senac vocacionado para comércio, IFMT, Unemat, então, vamos criar um ambiente de confluência entre os formadores da qualificação profissional científica no Estado com a Secitec controlando o mercado, e entendendo o mercado de oferta e demanda - oferta de emprego e a demanda de qualificação profissional – para que ao final do ano a gente possa ter um desenho é melhor. Obviamente, os bons empregos serão absorvidos pela mão de obra da casa”, disse o secretário.
Já sobre a essência tecnológica da agricultura familiar, Kardec disse que o Governo do Estado já equipou patrulhas mecanizadas e equipamentos para que o campo esteja conectado. Segundo ele, a Secitec se uniu à missão de trazer inovação para aqueles que moram no campo.
“Muitos equipamentos da agricultura familiar são tecnológicos e a gente tem ainda um pouco de deficiência na questão da iluminação através de dados de infovia e também de telefonia, essa é uma missão que a MTI abraçou junto com a SINFRA e agora a Secitec quer dar essa mão”, disse Allan.
Para o secretário, a ideia é que o pequeno produtor possa ter condição de melhorar e diversificar sua produção em um espaço menor. “Isso é o que há de inovação no mundo. Fazer mais com tecnologia e eficiência, com menos espaço.”
Ele revelou ainda que está preparando projetos para reivindicar recursos federais. “A ideia é que a gente consiga fazer essa interlocução também com o Ministério da Agricultura, com o novo Ministério do Desenvolvimento Agrário também. Mas precisamos preparar o nosso ambiente, estar apto para fazer essas parcerias, tanto com o Governo Federal, com a nossa bancada e também com o próprio mercado. A ideia é que a gente seja uma Secretaria com alta performance na eficiência de projetos de interlocução com o mercado e especialmente com o produtor”, afirmou.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).