A secretária estadual de Saúde, Kelluby de Oliveira, relatou em entrevista à imprensa nesta segunda-feira (25.04), que o Estado segue com o planejamento para atendimento a Covid-19. Ela contou que o monitoramento da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) indica baixa ocupação de leitos de UTIs.
“Fizemos uma repactuação regional, diminuímos alguns leitos em razão da baixa ocupação, mas ainda estamos com leitos em todas as regiões do Estado. Nada foi suprimido em relação a Covid, continuamos com a medicação, painel diário, publicização desses números e outros planejamentos continuam como a questão da vacinação”, destacou a secretária.
Questionada pelo se teme um aumento de casos em razão dos feriados, do Carnaval e outras flexibilizações, Kelluby relatou que o Estado segue monitorando. “Existe sim uma preocupação, a nossa Vigilância inclusive fez um estudo recente. Viu que esse pico continua baixo, mas há sim esse medo, tanto que estamos mantendo esses leitos por regionais.”
Aqueles que não vacinaram que procurem se vacinar o mais urgente possível
A secretária de Estado assegurou que a flexibilização do uso da máscara também não alterou o número de casos da Covid-19. Ela alertou que se os números de contaminação aumentarem, novas medidas deverão ser adotadas, entre elas, o retorno do uso de máscara: “Nossa Vigilância verificou que houve nesse período uma redução de casos, por enquanto não há uma grande preocupação, mas com certeza se houver essa preocupação nos próximos dias terá orientação ou até mesmo uma nova obrigatoriedade do uso da máscara. Faremos uma nova indicação para os municípios e também para o próprio Governo retome o uso obrigatório da máscara”, declarou.
Kelluby ainda lamentou que a procura pela vacinação contra Covid-19 continua baixa, especialmente em relação à terceira dose. “Tivemos uma grande procura pela primeira e pela segunda dose, mas a terceira reduziu muito o número de procura. Eu acho que a população imagina que com a primeira e segunda dose já estão totalmente imunizadas e, por isso, não estão procurando. Faremos um novo estudo para nova conscientização da população nesse aspecto”, encerrou.
Leia também: Russi defende realização de audiência pública sobre extinção Parque Ricardo Franco; “evitar medidas judiciais"
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).