O governador Pedro Taques (PSDB) deverá apresentar o projeto arquitetônico do Parque Tecnológico de Mato Grosso na quarta-feira (10.05), durante as comemorações de 150 anos de Várzea Grande.
O projeto foi apresentado ao governador no dia 24 de abril pela Secretaria de Ciências, Tecnologia e Inovação – (Secitec).
De acordo com o secretário de Governo de Várzea Grande, César Miranda o evento deveria ser adicionado ao cronograma de comemoração do Jubileu da cidade, no entanto houve atraso no repasse da informação.
“Como já tinha fechado o calendário oficial e os convites já haviam sidos impressos, não apareceu na programação, mas no dia 10 de maio o governador irá lançar o projeto arquitetônico à população. Será mais um presente para o município de Várzea Grande e para sua população.”
A obra terá um investimento de R$ 8 milhões - recursos do Fundo de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat).
Segundo o secretário da Secitec/MT, Domingos Sávio, o próximo passo é a publicação do edital, os prazos do processo licitatório vão de 90 a 120 dias, segundo ele, até novembro de 2017 deverão iniciar as obras do Parque, previsto para ser entregue em 2018.
Conforme a Secitec, o layout do parque apresentado ao governador é baseado no conceito de construções por containers, uma tendência que otimiza os investimentos com conforto e modernidade. A estrutura modulada permite a gestão de espaços de forma eficiente de acordo com necessidade.
Parque Tecnológico
Ao todo serão 80 hectares para o Parque, sendo 16 deles para áreas públicas e 64 hectares para a iniciativa privada. A área, localizada na região denominada “Chapéu do sol” na cidade de Várzea Grande, prevê ainda a implantação de um centro de inovação, incubadoras, aceleradoras, centro de pesquisa, edifícios coorporativos, estacionamento, parques, restaurantes, e prestadoras de serviço.
A expectativa é de que o Parque movimente mais de 1,3 mil empregos diretos e indiretos nos três módulos de funcionamento: Parque Tecnológico (espaço para o desenvolvimento de inovação pelas empresas), Parque de serviços (focado na promoção de serviços para empresas, industrias e comunidades) e Parque científico (espaço para formação e qualificação de pessoas, núcleos de universidade, laboratórios e centros de P&D). Estão em processo de instalação também, a anexa da Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT e do campus da Universidade de Mato Grosso -UNEMAT.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).