24 de Novembro de 2024
24 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Segunda-feira, 07 de Março de 2022, 13:00 - A | A

Segunda-feira, 07 de Março de 2022, 13h:00 - A | A

Oportunidade

Prevendo “apagão de mão de obra”, Mauro e Onyx Lorenzoni lançam programa de qualificação em MT

“As vagas são determinadas pelos municípios, quem escolhe se vai ser 50, 100 ou 200 vagas é a Prefeitura", declarou o ministro

Adriana Assunção & Kleyton Agostinho/VGN

O governador Mauro Mendes (União) e o ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni lançaram nesta segunda-feira (07.03), em Mato Grosso, o Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário, destinado aos municípios.

Mendes relatou que o Programa Nacional de Serviço Civil Voluntário foi criado para qualificar jovens entre 18 e 29 anos e trabalhadores acima de 50 anos. Segundo ele, o programa cria condições para essa faixa etária prestar serviços voluntários junto às Prefeituras, nas suas diversas áreas.

“A qualificação é um grande desafio do Brasil e para o Estado, esse ano, vamos viver um apagão de mão de obra no Estado de Mato Grosso, não vai existir mão de obra para sustentar os grandes investimentos, que os Governos, as Prefeituras e a iniciativa privada estão fazendo em nosso Estado. Mato Grosso que hoje é a segunda menor taxa de desemprego em todo Brasil, a partir da qualificação, poderá se tornar o Estado com a maior geração de emprego”, projetou Mendes.

O ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, destacou que o programa já começou desde que o presidente Jair Bolsonaro (PL) assinou a Medida Provisória 1099/22 e, em parceria com os municípios e o Sistema S. 

São mais de 200 cursos remotos. O limite é a condição de cada Prefeitura

“As vagas são determinadas pelos municípios, o programa é bem simplificado, quem escolhe se vai ser 50, 100 ou 200 vagas é o município. De acordo com a necessidade e com seu orçamento. O importante é que a gente se habitue a abrir portas, porque isso, juntando experiência, qualificação, significa novas oportunidades e a transformação da vida das pessoas”, declarou o ministro.

Leia mais: Mauro se reúne com Onyx Lorenzoni na segunda-feira (07)

O ministro sugeriu às Prefeituras que criem um horário acessível para qualificação. Segundo ele, cabe à Prefeitura abrir a oportunidade e cabe ao Governo Federal encaminhar esse trabalhador ao mercado de trabalho: “Qualquer computador serve. Então, não há uma Prefeitura no Brasil que não tenha um computador. O que a gente vem buscar dos prefeitos é a boa vontade, a colaboração para que numa sala da Prefeitura, pode ser a noite – momento em que a Prefeitura não funcione – ou no final da tarde – as pessoas vão lá para fazer sua qualificação”, declarou o ministro.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760