O secretário de Educação de Mato Grosso, Alan Porto, deve comparecer nesta terça-feira (14.02), a partir das 9h, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT) para prestar esclarecimento sobre o fechamento de escolas estaduais. A convocação transformada em convite foi feita pelo deputado estadual Lúdio Cabral (PT).
Entre as cobranças, Ludio requer explicações da Seduc sobre a decisão de fechar a Escola Estadual André Luiz da Silva Reis, no bairro Consil, em Cuiabá às vésperas do início do ano letivo - unidade deve passar por reforma. A Seduc decidiu enviar os alunos da unidade para a Escola Estadual Cesário Neto, situada no bairro Bandeirantes. Porém, os pais, mães e estudantes manifestaram contra a distância entre as escolas.
Em seu requerimento, Ludio afirma que houve tempo suficiente para planejar a mudança, considerando que a licitação para reforma foi feita em março de 2022 e o contrato foi assinado em junho, bem como, as obras iniciaram, ainda em 2022.
Leia também: Morre fundador do Cuiabá Esporte Clube; sepultamento será em VG
“Mesmo assim, todos os 600 alunos foram matriculados na escola André Luiz, todos os profissionais da educação foram atribuídos na André Luiz e, uma semana antes do início do ano letivo, a Seduc comunica que não ofertará mais aulas naquela unidade escolar e os alunos terão que procurar outras escolas. E na véspera do início das aulas a Seduc decide colocar os estudantes na Escola Cesário Neto”, criticou Lúdio.
O parlamentar também apresentou ainda, também, requerimento para que as aulas desses estudantes sejam realizadas em prédio próximo à Escola André Luiz. Ele cobra informações sobre as providências adotadas pelo Estado (locação ou cessão de prédio).
Ele também requereu informações sobre a capacidade da Escola Cesário Neto para receber os estudantes.
Alan deve, ainda, explicar sobre militarização de escolas estaduais e sobre problemas na atribuição de profissionais da Educação e contratação de vigilantes. Leia mais: Alan Porto deve comparecer à ALMT para explicar processo de militarização da Adalgisa
Outro Lado - A assessoria da Secretaria de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) informou ao , que o secretário Alan Porto irá, sim, a audiência e prestará todas as informações.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).