É Lei! Em Mato Grosso, pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem garantido o direito de ingressar e permanecer em ambientes de uso coletivo acompanhada de cão de assistência. É o que prevê a Lei Nº 12.192, aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso e sancionada pelo governador Mauro Mendes.
De autoria do deputado Valdir Barranco (PT), a lei assegura a presença dos cães de assistência, devidamente treinados para proporcionar apoio físico e emocional, em todos os meios de transporte e em estabelecimentos abertos ao público, sejam eles de uso público ou privado de uso coletivo. A norma destaca que para ser considerado um cão de assistência, o animal precisa passar por treinamento profissional que lhe permita adquirir características e habilidades que contribuam para a autonomia das pessoas com deficiência ou transtorno.
Conforme o Artigo 2º da Lei, para identificar e fazer uso do cão de assistência, é necessário seguir as exigências estabelecidas pelo Decreto Federal nº 5.904, de 21 de setembro de 2021. Além disso, o ingresso e permanência de cães em fase de socialização ou treinamento nos locais mencionados no Artigo 1º só é permitido se acompanhados de seu treinador, instrutor ou acompanhante habilitado.
A nova legislação reforça que não será exigido o uso de focinheira nos cães de assistência, e também proíbe o ingresso desses animais em locais que exijam esterilização individual. Nos transportes públicos, a pessoa com TEA acompanhada de um cão de assistência terá preferência para ocupar o assento mais amplo e com maior espaço livre ao redor ou próximo ao corredor de passagem, garantindo maior conforto e bem-estar.
Outro ponto relevante é que, de acordo com o § 4º do Artigo 3º, a pessoa com TEA e a família hospedeira ou de acolhimento do indivíduo poderão manter os cães de assistência em sua residência, ficando isentos de qualquer restrição imposta em convenções, regimentos internos ou regulamentos condominiais.
A nova lei também proíbe a cobrança de valores, tarifas ou acréscimos para o ingresso ou presença do cão de assistência nos locais e prevê sanções para os infratores, sujeitando-os às penalidades previstas na Lei Federal nº 7.853, de 24 de outubro de 1989.
A Lei Nº 12.192 entra em vigor a partir de sua publicação, ou seja, desde sexta (21.07), marcando uma importante conquista para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista no Estado de Mato Grosso.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).