27 de Novembro de 2024
27 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Sábado, 22 de Julho de 2023, 08:25 - A | A

Sábado, 22 de Julho de 2023, 08h:25 - A | A

É LEI

Pessoa com TEA tem direito de ingressar e permanecer em ambientes coletivos acompanhada de cão de assistência

A Lei Nº 12.192 foi aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo Governo

Rojane Marta/VGN

É Lei! Em Mato Grosso, pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem garantido o direito de ingressar e permanecer em ambientes de uso coletivo acompanhada de cão de assistência. É o que prevê a Lei Nº 12.192, aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso e sancionada pelo governador Mauro Mendes.

De autoria do deputado Valdir Barranco (PT), a lei assegura a presença dos cães de assistência, devidamente treinados para proporcionar apoio físico e emocional, em todos os meios de transporte e em estabelecimentos abertos ao público, sejam eles de uso público ou privado de uso coletivo. A norma destaca que para ser considerado um cão de assistência, o animal precisa passar por treinamento profissional que lhe permita adquirir características e habilidades que contribuam para a autonomia das pessoas com deficiência ou transtorno.

Conforme o Artigo 2º da Lei, para identificar e fazer uso do cão de assistência, é necessário seguir as exigências estabelecidas pelo Decreto Federal nº 5.904, de 21 de setembro de 2021. Além disso, o ingresso e permanência de cães em fase de socialização ou treinamento nos locais mencionados no Artigo 1º só é permitido se acompanhados de seu treinador, instrutor ou acompanhante habilitado.

A nova legislação reforça que não será exigido o uso de focinheira nos cães de assistência, e também proíbe o ingresso desses animais em locais que exijam esterilização individual. Nos transportes públicos, a pessoa com TEA acompanhada de um cão de assistência terá preferência para ocupar o assento mais amplo e com maior espaço livre ao redor ou próximo ao corredor de passagem, garantindo maior conforto e bem-estar.

Outro ponto relevante é que, de acordo com o § 4º do Artigo 3º, a pessoa com TEA e a família hospedeira ou de acolhimento do indivíduo poderão manter os cães de assistência em sua residência, ficando isentos de qualquer restrição imposta em convenções, regimentos internos ou regulamentos condominiais.

A nova lei também proíbe a cobrança de valores, tarifas ou acréscimos para o ingresso ou presença do cão de assistência nos locais e prevê sanções para os infratores, sujeitando-os às penalidades previstas na Lei Federal nº 7.853, de 24 de outubro de 1989.

A Lei Nº 12.192 entra em vigor a partir de sua publicação, ou seja, desde sexta (21.07), marcando uma importante conquista para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista no Estado de Mato Grosso.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760