O governador do Estado, Mauro Mendes (DEM) suplicou nessa quarta-feira (05.06) que os deputados e senadores de Mato Grosso aprovem imediatamente a Reforma da Previdência sem retire Estados e municípios. A declaração ocorreu durante evento em Barra do Garças (a 516 km de Cuiabá).
Atualmente, há pressões de deputados na Câmara para que Estados e municípios sejam excluídos da reforma da Previdência Social.
Nessa quarta, Mendes pediu “pelo amor de Deus”.
“Dizer aos nossos deputados e senadores aqui presente. Gente pelo amor de Deus não deixe os Estados e os municípios fora desta reforma. É importante para o Brasil e é importante para cada Estado e para cada município se não daqui a poucos anos nós vamos estar trabalhando única, e exclusivamente para pagar nossos aposentados. É legítimo, é um direito, mas têm tantos outros brasileiros que estão tendo seu direito cerceado porque nós estamos pegando praticamente todo o dinheiro para pagar nossos aposentados”, disse o democrata.
Ainda segundo ele, atualmente grande parte dos recursos públicos são usados para pagar salários de servidores e que na sua maioria funcionários aposentados, e não sobra dinheiro para investir em setores como educação, infraestrutura e saúde.
“Não sobra dinheiro para cuidar da saúde, das estradas, das escolas e tantas outras obrigações que é de responsabilidade do Poder Público. Meus deputados, nossos, vamos discutir, mas vamos fazer de vez uma reforma que ajude Brasil, os Estados e os municípios”, finalizou.
Importante destacar que na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) enviada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL) ao Congresso da Reforma da Previdência Social estão inseridos mudanças nas aposentadorias de servidores municipais e estaduais. Caso eles sejam retirados do texto original, caberá as Assembleias Legislativas de cada Estado aprovar leis específicas para os sistemas de previdência estaduais.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).