O governador Mauro Mendes (DEM) anunciou que nesta terça-feira (26.08) terá uma reunião com o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL) junto com os governadores da Amazônia Legal para conhecer com detalhes do suporte que está sendo ofertado pelo Governo Federal para combater as queimadas na região Amazônica. O democrata também lembrou que Mato Grosso não recebeu nenhum dinheiro Federal até o momento, mas evitou polemizar a situação.
“Na verdade o meu Estado não recebeu nenhum dinheiro que eu tenha conhecimento até o presente momento”, disse Mendes em entrevista à rádio CBN da capital de São Paulo, na manhã desta segunda-feira (26.08).
Sobre recursos internacionais, como o que foi prometido pelo Reino Unido de R$ 50 milhões para auxiliar a região Amazônica no combate as queimadas, Mendes explicou a burocracia que enfrenta um recurso destinado para outra Federação, e como é difícil contar com este dinheiro
“É muito comum essa história de dinheiro de países internacionais, entre aquilo que se fala, que se anuncia, e aquilo que acontece na ponta, existe uma diferença de tempo muito grande. Perigoso esse dinheiro que eles anunciaram chegar para o próximo ano para o combate as queimadas de 2020. Que existe uma burocracia nesta tramitação de recursos”, destacou.
Além disso, ele comparou com o processo que recursos nacionais também enfrentam para chegarem ao seu destino.“Não é só um problema de dinheiro internacional, aqui no Brasil também, tem programas em Ministérios, programas Federais, que as vezes se anunciam, isso é histórico, não é um problema agora deste momento, mas sempre foi, por isso, aquela velha história, menos Brasília e mais Brasil, para que este país possa acontecer de fato e de verdade aonde as pessoas vivem, elas moram aonde os problemas acontecem”, disse o governador.
Na última sexta-feira (23.08), o governador havia oficializado por meio de uma carta o pedido para reunir com Bolsonaro afim de explanar sobre os problemas que Mato Grosso enfrenta com as queimadas e para traçar um plano futuro para conservação do meio ambiente. A reunião está prevista para ocorrer nesta terça-feira às 10 horas no Palácio do Planalto.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).