O governador Mauro Mendes (DEM) em entrevista à imprensa na manhã desta terça-feira (06.10) afirmou que todos os Estado devem receber as vacinas contra a Covid-19, no entanto, Mato Grosso aguarda que o Governo Federal faça a aquisição.
Mendes explicou que Mato Grosso está conversando com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello que fará a compra, porém o Ministério da Saúde depende da confirmação dos testes na terceira fase. Ele voltou a dizer que institutos renomados, como Butantan e o Osvaldo Cruz estão tratando do assunto.
“A nossa tratativa é com o Governo Federal para que assim que chegar esses lotes aprovados segundo as normas internacionais para aprovar uma vacina longa escala, nós vamos sim ter lotes priorizando os grupos de risco, os profissionais de saúde que devem ser os primeiros a receber essa vacina. O Ministério ainda não confirmou porque está dependendo da confirmação da terceira fase, então falar disso com antecedência é gerar especulação”, alertou Mendes.
No Brasil é esperado para novembro o primeiro lote da vacina chinesa contra Covid-19, que deverá começar a imunização em São Paulo, conforme anunciou governador, João Doria, em suas redes sociais. Segundo ele, são esperados 5 milhões de doses da vacina CoronaVac, que está sendo desenvolvida pelo Instituto Butantan.
Já em relação à vacina desenvolvida na Universidade de Oxford e na AstraZeneca, os pesquisadores estão otimistas de que ela possa receber a aprovação regulatória até o final do ano, permitindo a vacinação de adultos a partir de abril de 2021
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).