O governador de Mato Grosso Mauro Mendes (DEM), em entrevista à imprensa nessa quarta-feira (11.08), disse que os projetos “Mais MT Muxirum” e "Alfabetiza MT", para erradicar o analfabetismo em Mato Grosso, é uma forma de homenagear sua mãe.
Segundo Mendes, sua mãe, Abadia Sena, morreu aos 83 anos, sem aprender a escrever o próprio nome.
“Acho que vai ser uma das ações mais orgulhosas que nós teremos, mesmo que eu não esteja aqui: o dia que anunciar que Mato Grosso é território livre do analfabetismo. Eu quero ter orgulho, eu quero homenagear a minha mãe, porque ela realmente partiu, como tantas pessoas partiram, sem ter essa oportunidade”.
Ele conta que o Programa Muxirum lhe deu muita energia e o emocionou: “Vim de uma família muito humilde, a minha mãe ela partiu desse mundo com 83 anos, e ela não sabia escrever o próprio nome, então, eu sei o que é isso, tinha a minha mãe como analfabeta. A intenção é erradicar em quatro anos, segundo os critérios da Unesco, o analfabetismo no Estado de Mato Grosso”, destacou o governador.
Para o Chefe do Poder Executivo “é muito triste é muito ruim saber que ainda tem quase 200 mil pessoas analfabetas no Estado de Mato Grosso” o que “representa 5,9% da população.”
“É você trazer luz para essas pessoas, trazer esperança, perspectiva e uma inclusão absolutamente necessária. Dá minha parte como governador estou fazendo, que é priorizar recurso, a meta que eles me pediram praticamente tripliquei, coloquei mais recursos, fiz um desafio maior e fiquei muito feliz quando vi a equipe topando esse desafio. Acredito que com a participação dos prefeitos, das Prefeituras, Secretarias municipais, sociedade, nós vamos identificar onde estão esses quase 200 mil analfabetos”, encerrou Mendes.
Leia mais: Mauro diz que mais de 80 ambulâncias serão adquiridas por emendas parlamentares
PROGRAMA - O Mais MT Muxirum tem o objetivo de erradicar o analfabetismo, entre pessoas com mais de 15 anos, em 5 anos. O investimento será de R$ 14,7 milhões ao ano. O programa vai alcançar, somente este ano, 48.399 pessoas em 60 municípios. Já o Alfabetiza MT terá investimentos de mais de R$ 16 milhões ao ano e visa garantir a alfabetização das crianças até o 2º ano do Ensino Fundamental.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).