O governador Mauro Mendes (DEM) solicitou ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL) uma reunião com urgência para tratar das parcerias necessárias para a contenção efetiva do processo de queimadas e desmatamento ilegal na região - e a construção de uma agenda futura de proteção, conservação e desenvolvimento sustentável da Amazônia. Veja carta final da matéria.
Na última semana, o deputado federal, José Medeiros (Pode-MT), havia anunciado uma reunião do governador com o presidente para o próximo dia 29. No entanto, essa reunião teria como pauta a moratória da soja, a liberação do FEX e a Universidade Federal de Rondonópolis. Ainda não se sabe se será inserido este assunto neste encontro, que acontece durante um café da manhã, junto com a bancada federal de Mato Grosso.
Por isso, a carta encaminhada pelo governador, com data de 23 de agosto, demonstra preocupação com a repercussão das queimadas nacionalmente e internacionalmente, e agravamento da situação, comprometendo a biodiversidade da região.
Mendes também explica no texto, que existe dificuldade de chegar nas áreas atingidas para combater o fogo, bem como a insuficiência de meios financeiros, humanos e materiais para combate-lo. “Solicitamos a Vossa Excelência imediatas providências no sentindo de viabilizar a cooperação das estruturas dos Estados da Amazônia legal as do Governo Federal no emprego especifico de combate a focos de incêndio na Floresta Amazônica do Estado Brasileira”, diz trecho do texto.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).