02 de Dezembro de 2024
02 de Dezembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Segunda-feira, 17 de Abril de 2023, 16:51 - A | A

Segunda-feira, 17 de Abril de 2023, 16h:51 - A | A

sem solução

Mauro não reconhece ineficiência da intervenção na saúde e minimiza falta de médicos em Cuiabá

Mauro, sem considerar que a intervenção foi decidida pela Justiça com intuito de resolver, afirmou que a falta de médico acontece há muitos anos

Adriana Assunção & Kleyton Agostinho/VGN

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União) desconversou sobre a falta de resultados da intervenção na saúde de Cuiabá, que registrou neste fim de semana falta de médicos nas Upas do Verdão, Coxipó e Pascoal Ramos.

Mauro, sem considerar que a intervenção foi decidida pela Justiça com intuito de resolver, tentou direcionar a pergunta da imprensa, afirmando, em tom corretivo, que a falta de médico acontece há muitos anos. Entretanto, reconheceu a falta de médicos, dizendo que os profissionais faltaram aos plantões.

“Esse final de semana ou há muitos anos está faltando médico? Você quer dizer que há muitos anos está faltando médico e, que, assim como há vários anos e vários anos está faltando médico na rede municipal, nesse final de semana lamentavelmente, em uma das nossas unidades municipais os médicos estavam na escala, a empresa está contratada para fornecer, a empresa liberou a escala e os médicos não apareceram”, justificou governador.

Leia também: Com 50 mil vagas de capacitação, programa SER Família Capacita é lançado em Cuiabá

Mauro afirmou que pediu uma “rigorosa” apuração para averiguar se houve negligência da empresa ou dos profissionais. Caso comprovado, os responsáveis serão penalizados. “Orientei a equipe de intervenção que possa apurar preliminarmente e encaminhar ao Ministério para abrir uma investigação, porque é um crime faltar com o atendimento na saúde, principalmente dos médicos e da empresa”, declarou.

Assim como já havia cogitado na semana, Mauro voltou a falar de boicote, porém, neste caso pediu investigação. “Não gostaria de afirmar isso preliminarmente, eu disse a semana passada que existe e já foi identificado, mas já está se tomando providências, com relação a esses boicotes, e nesse caso específico, pedi uma rigorosa investigação, eles estão fazendo, e haverá desdobramentos.”

Já sobre os resultados apresentados pela intervenção em um mês, Mauro afirmou ser positiva, destacando a retomada das cirurgias eletivas, bem como, sem apresentar detalhes, afirmou que está planejando reabrir alguns níveis de serviço no Hospital São Benedito.

“Tínhamos lá no antigo Pronto-Socorro oito leitos de UTIs fechados a meses, quatro deles fechado a quase um ano sabe por que, segundo os funcionários, fechado por uma goteira. Reabrimos, estão funcionando, e já reiniciamos a cirurgias eletivas no antigo Pronto-Socorro, contratamos médicos para Upas, compramos remédios e estamos com um bom de nível de fornecimento, apesar da Prefeitura, de uma Secretaria não ter a menor credibilidade”, declarou Mauro.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760