O presidente estadual do PT, deputado Valdir Barranco, condenou os manifestantes apoiadores de Jair Bolsonaro (PL), que protestam contra o resultado da eleição presidencial, vencida por Lula (PT), que usam simbologia nazista. Valdir Barranco destacou que a prática é considerada crime na Alemanha.
“Fiquei sabendo que em alguns Estados tem acenos nazistas, que é crime. A Alemanha passou por dois processos tanto na primeira, quanto na segunda guerra, na qual pagou caríssimo pelo que aconteceu na Alemanha. Hoje lá, se alguém fizer um ato nazista – por todo preço que eles pagaram, vai preso na hora. Então, não podemos admitir isso”, disse o deputado nessa quinta-feira (03.11).
A saudação nazista, “sieg heil”, com a mão estendida, ao cantar o Hino Nacional brasileiro, também foi criticada pelo embaixador da Alemanha no Brasil, Heiko Thoms, que repudiou ato de manifestantes bolsonaristas catarinenses. “Apologia ao nazismo é crime! Não se trata de liberdade de expressão, mas de um ataque à democracia e ao Estado de Direito no Brasil. Esse gesto desrespeita a memória das vítimas do nazismo e os horrores causados por ele”, escreveu em sua página no Twiiter.
Possuem uma consciência política rasa
Todavia, o deputado mato-grossense avaliou que essa parcela de manifestantes se tratam de pessoas, que possuem uma consciência política rasa, que vivem sendo informadas por mensagens falsas produzidas por robôs. “Tem uma incapacidade de compreender o processo de Democracia e que também são formados a partir da indústria de fake News, um robô produz uma mentira, todas as manhãs divulga essas mentiras e essas pessoas contam como verdade. É cada absurdo”, opinou.
Como exemplo do quanto acreditam em fake News, Barranco citou o momento em que bolsonaristas comemoram falsa informação de fraude eleitoral. Contudo, não é verdadeira a informação, sendo desconstruída a mentira também pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que reconheceu a vitória de Lula.
“Um absurdo, mas isso não prosperará, porque a medida que o tempo for passando, essa dor da perda, as feridas vão cicatrizando e a maioria do povo, mesmo que votaram em Bolsonaro, aos poucos virão para a realidade. O presidente Lula fará um belo mandato, um mandato de pacificação do país, de construção de políticas públicas, para melhoria da vida do povo", disse o petista.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).