O deputado estadual Lúdio Cabral (PT), em entrevista à imprensa na segunda-feira (17.03), durante audiência pública na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) para debater sobre o Bus Rapid Transit (BRT), afirmou que o governador Mauro Mendes (União) não pode concluir seu mandato de oito anos sem responder à população de Cuiabá e Várzea Grande sobre os encaminhamentos em relação ao modal.
O petista ressaltou que a promessa de campanha do governador, em 2018, seria concluir e encerrar a “novela” do modal no Estado. Lúdio citou que dois anos após ser eleito, Mendes substituiu o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) pelo BRT e anunciou que as obras estariam concluídas em dezembro de 2022.
“Ele tomou essa decisão de mudança do VLT para BRT em 2020, assinou o contrato para a execução das obras somente em agosto de 2022 e com previsão de conclusão até outubro de 2024, e isso também não aconteceu”, pontou Lúdio.
De acordo com o deputado, diante do cenário preocupante em relação ao conflito do Governo do Estado e o Consórcio BRT, responsável pelas execuções das obras, iniciadas ainda no final do ano passado e que acabou com a rescisão amigável do contrato em fevereiro, Lúdio disse que os parlamentares retomaram o processo de fiscalização das obras.
Durante a audiência na manhã desta segunda (17) para debater as obras do BRT, o petista declarou que apenas 18% da obra foi concluída até agora e o Consórcio irá concluir algo em torno de 25% nesses 150 dias que ficaram acordados de trabalharem.
“Até o momento as obras não alcançam sequer 30%. E essa conclusão é de 150 dias, portanto, ela ainda vai até agosto deste ano. E tudo que está, além disso, não há definição nenhuma”, esclareceu Cabral.
O parlamentar explicou que a conclusão do tramo [trecho] que vai da Ponte do Rio Cuiabá até o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), será licitado novamente, e o trecho da avenida Fernando Corrêa da Costa ainda possui zero de informações de como acontecerá.
“O comunicado importante de que o tramo quatro que preencheria Getúlio Vargas e Isaac Póvas nem será realizado pelo governador Mauro Mendes. É a única informação é que eles esperam até o final do mandato do governador concluir o trecho entre Várzea Grande e avenida do CPA. Até agora o que temo é que o Consórcio irá concluir algo em torno de 25%. O que acontecerá depois? Não há nenhum prazo estabelecido pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT)”, concluiu o deputado Lúdio Cabral.
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