O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB) afirmou nesta quinta-feira (03.02) que busca atender o maior número de várzea-grandenses no Programa Qualifica + VG, que busca capacitar e inserir a população mais carente ao mercado de trabalho.
“Nós queremos atingir o máximo de pessoas possíveis, não temos um número exato, queremos é melhorar a performance, na qualificação do cidadão várzea-grandense e ofertando ao mercado de trabalho, às vezes não adianta ofertar o emprego, a oportunidade, se a pessoa não tem qualificação”, enfatizou Kalil.
Ao , o prefeito Kalil destacou a parceria com o Governo de Mato Grosso, o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e Câmara de Dirigentes Lojistas de Várzea Grande (CDLVG). Para o prefeito, a qualificação profissional permite ao cidadão um salário justo e dignidade.
“Qualificando nossa mão de obra teremos um salário justo e digno ao cidadão, fizemos essa parceria pensando nos moradores de rua, na melhoria do IDH de Várzea Grande. As empresas estão ofertando emprego e temos que qualificar. Tenho certeza que vamos conseguir atender grande número de pessoas e com isso mudar a realidade da população várzea-grandense”, declarou o prefeito.
Kalil enfatizou que a Prefeitura tem aplicado políticas públicas para reinserção da população em situação de rua no mercado de trabalho, porém, ressaltou que o cidadão precisa querer.
Não basta só o Poder Público fazer a parte dele, o cidadão também precisa fazer sua parte, querer mudar a realidade
“Tentamos buscar esse cidadão que está morando na rua para virem se inserir. Estamos dando todo apoio, o Centro Pop que faz isso, para que a gente possa mudar essa realidade. Oportunizamos para que volte a família, a sua cidade, dando toda assistência. É dolorido você chegar e ver a pessoa morando na rua e como gestor municipal estamos buscando mudar essa realidade da cidade. Agora depende do querer da pessoa”, declarou.
O programa também será ofertado às famílias que residem no Ginásio Valdir Pereira, no bairro Mapim, após serem despejados do Residencial Colinas Douradas por ordem da Justiça Federal.
Leia mais: “Qualifica +VG” é lançado com diversos cursos gratuitos
“Através deste projeto, vamos buscar aquelas famílias que estão lá, e oportunizar também a elas a qualificação e a oportunidade de emprego, porque a gente precisa que eles voltem a ter uma vida digna, descente e temos buscado fazer o atendimento. Ninguém quer famílias morando em ginásio, famílias morando na rua, mas a gente só muda essa realidade dando oportunidade, mas o cidadão precisa querer", relatou.
Ainda em relação às famílias, Kalil também respondeu sobre os casos de Covid que atinge as famílias. “O Covid é inevitável, o Covid está no mundo todo, boa parte da população vai pegar, já pegou ou vai pegar novamente”, encerrou.
Qualifica +VG – O programa oferta diversos cursos gratuitos e as inscrições estão abertas nos Cras Cristo Rei, Santa Maria, Jardim Glória e São Mateus. Neste programa, estão inseridos os cursos do Ser Família Qualificação.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).