26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Sexta-feira, 14 de Junho de 2019, 17:36 - A | A

Sexta-feira, 14 de Junho de 2019, 17h:36 - A | A

“inimputável”

Justiça absolve autor de facada em Bolsonaro e converte prisão em internação

Lucione Nazareth/VG Notícias

facada Bolsonaro

 

O juiz Bruno Savino, da 3ª Vara Federal de Juiz de Fora em Minas Gerais, inocentou nesta sexta-feira (14.06) Adélio Bispo, autor da facada em Jair Bolsonaro (PSL), e converteu sua prisão preventiva em internação por tempo indeterminado.

CLIQUE E LEIA SENTENÇA 

Adélio atacou Bolsonaro em 6 de setembro do ano passado, quando o então candidato a presidente da República participava de um ato de campanha em Juiz de Fora. Na ocasião, Bispo foi preso pela Polícia Militar de Minas Gerais no qual confessou ter sido o autor da facada.

Em sua sentença, o magistrado afirmou que nos autos ficou comprovado que Adélio é “inimputável”, ou seja, não pode ser punido por ter doença mental aplicando a figura jurídica da “absolvição imprópria”.

“Sendo a inimputabilidade excludente da culpabilidade, a conduta do réu, embora típica e antiiurídica, não pode ser punida por não ser juridicamente reprovável, já que o réu é acometido de doença mental que lhe suprimiu a capacidade de compreender o caráter ilícito do fato”, diz trecho extraído da decisão.

Na decisão, Bruno Savino converteu a prisão preventiva de Adélio em medida cautelar de internação provisória sob alegação de que ele não pode ir para um sistema prisional comum porque isso “lhe acarretaria concreto risco de morte”.

“A internação deverá perdurar por prazo indeterminado e enquanto não for averiguada, mediante perícia médica, a cessação da periculosidade”, diz outro trecho extraído da decisão.

Além disso, o magistrado ainda destacou a alta periculosidade de Adélio Bispo que teria inclusive ameaçado matar Bolsonaro e o ex-presidente Michel Temer quando deixar o presídio.

“Assim, ainda que não haja risco concreto de fuga, em caso de sua ocorrência, encontra-se suficientemente comprovado nos autos o desejo do réu em atentar novamente contra a vida do atual presidente da República, bem como de um ex-presidente”, pontou o juiz em trecho da decisão.
Na decisão o juiz enfatizou que Adélio seguirá detido no presídio de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760