24 de Novembro de 2024
24 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Domingo, 14 de Março de 2021, 17:05 - A | A

Domingo, 14 de Março de 2021, 17h:05 - A | A

Baixo Nível no Congresso

Jayme diz que a "qualidade" dos parlamentares no Congresso "caiu"

Jayme avalia que o Congresso abriu mão daquilo que é sua prerrogativa

Adriana Assunção/VG Notícias

VGN

Jayme Campos

Jayme Campos critica a qualidade dos parlamentares no Congresso

 

O senador da República, Jayme Campos (DEM) em entrevista ao VGN no Ar, nesta semana avaliou o cenário nacional como desesperançoso pela falta de atuação do Congresso Nacional e pela interferência do Poder Judiciário nas questões legislativas. Segundo Jayme, isso ocorre porque os parlamentares deixaram de legislar em vários assuntos.

“A bem da verdade, em tese, hoje está muito judicializada a política brasileira, lamentavelmente, algumas providências poderiam ser tomadas, mas o Congresso Nacional deixou de legislar em vários assuntos, em várias matérias, por falta de que? Por falta de decisão. O STF que está tomando as decisões em nome do Congresso Nacional, isso é inadmissível, então, o Congresso foi muito relapso em muitos momentos”, opinou o senador.

A declaração do parlamentar ocorreu durante comentário sobre a possibilidade de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disputar as eleições Presidenciais, após decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, em anular as condenações de Lula, o que o tornou elegível.

Leia mais

 Com Lula no cenário político em 2022, Jayme diz que disputa Presidencial será "guerra de titãs"

Ministro concede prisão domiciliar a deputado com uso de tornozeleira

“A população está interpretando que o Brasil passou assim: quem vai ser o candidato? Depende exclusivamente da Justiça”, declarou.
Para Jayme, a crise entre o Congresso e o STF ocorre porque os parlamentares não têm feito a sua obrigação de legislar e fiscalizar o Poder Executivo, deixando a prerrogativa ao Judiciário.

“Me parece que o Congresso abriu mão daquilo que é sua prerrogativa. Aí a pessoa fica criticando muito o Judiciário - ah o Judiciário hoje está fazendo as intervenções, está interferindo na atribuição do Congresso -, por culpa do próprio Congresso, essa é a tese que tenho”, declarou.

Jayme citou como exemplo de crítica que ultrapassou o limite do respeito, a situação do deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) - preso por publicar um vídeo defendendo o AI-5 e a destituição dos ministros do Supremo.

“O momento do Brasil é um momento de radicalismo. A pouco tempo um deputado foi preso por acusar o Supremo Tribunal, falando tanta besteira. A própria Câmara homologando é porque ele pulou o Corguinho né. Falou besteira demais né, isso é muito ruim, não respeitar as instituições no Brasil”, afirmou Campos.

Jayme avaliou que a qualidade dos parlamentares caiu, segundo ele, alguns desconhecem até mesmo seu papel no legislativo. Ele sente, que o “Brasil está à deriva, rodando para baixo, sem ter um planejamento estratégico”.

“Tem alguns que vão lá para fazer barganha, por vaidade pessoal, tem muitas pessoas que não têm a autoridade, não sabem o que representa o parlamento, não cumpre aquilo que é o papel de bem representar a sociedade e o Congresso. Antes, quando fui eleito pela primeira vez, lá era uma Casa de debates, com bons senadores. Agora, me parece que na média nacional caiu muito a qualidade do parlamentar, essa é a impressão. Tem pessoas que se elegeram com rede social e não sabe qual o papel de deputado, o papel de senador”, finalizou.

Leia mais

Ministro Edson Fachin anula condenações de Lula na Lava Jato

Após críticas, Fachin justifica decisão que livrou Lula de condenações

Políticos repercutem decisão de Fachin; deputada chama Lula e Bolsonaro de “bandidos”

 
 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760