20 de Setembro de 2024
20 de Setembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quarta-feira, 11 de Maio de 2016, 15:54 - A | A

Quarta-feira, 11 de Maio de 2016, 15h:54 - A | A

H1N1

Janaina Riva denuncia sumiço de 150 mil doses de vacina

A SES negou sumiço das vacinas e argumentou que houve divergências nas informações.

Rojane Marta/VG Notícias

A deputada estadual Janaina Riva (PMDB) denunciou o sumiço de 150 mil doses de vacina contra a gripe H1N1, fornecidas pelo Ministério da Saúde. A parlamentar cobra do governador Pedro Taques (PSDB), por meio de requerimento, resposta quanto a falta do item nos postos de saúde de Mato Grosso.

“Em vários postos de saúde de Mato Grosso a população não tem encontrado a referida vacina, o que tem causado desespero em pais e mães que querem vacinar os seus filhos, bem como todo o grupo de risco, que muitas vezes não tem condições de arcar com os altos preços cobrados em clínicas particulares” disse.

De acordo com a deputada, dados do Ministério da Saúde apontam que Mato Grosso já recebeu 91% das doses da vacina, o que corresponde cerca de 682.500 doses dos lotes destinados ao Estado, que vacinou 271 mil pessoas dentro da meta estabelecida.

“Entre os dados confirmado pelo Ministério da Saúde e os dados repassados pelo Estado, desaparecem aproximadamente 150 mil doses, o que seria um crime, uma vez que a falta de tais vacinas colocam em risco a população de nosso Estado” acusou a peemedebista.

No requerimento, Janaina questiona Pedro Taques quanto a quantidade exata de vacinas contra a gripe H1N1 entregues ao Governo de Mato Grosso; Qual a quantidade de pessoas vacinadas contra a gripe H1N1; Qual o motivo da falta da vacina H1N1 nos postos de saúde do Estado, e ainda, se o Ministério da Saúde afirma ter repassado ao Estado quase cem por cento dos lotes destinados a Mato Grosso, onde foram parar mais de 150 mil doses da vacina.

Outro lado – Por meio de nota a Secretaria Estadual de Saúde (SES) negou sumiço das vacinas e argumentou que houve divergências nas informações repassadas pela SES e pelo Ministério da Saúde, confira abaixo na íntegra:

Para fins de publicidade e transparência a Secretaria de Estado de Saúde (SES) esclarece que não houve sumiço de nenhuma dose das vacinas da Campanha Nacional contra a Gripe, enviadas pelo Ministério da Saúde para Mato Grosso. A divergência entre as informações da SES e do Ministério da Saúde aconteceu devido ao boletim divulgado na segunda-feira (09.05) confirmando o envio de 91% das vacinas para o estado.

A Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica da SES explica que embora o envio tenha acontecido por parte do Ministério da Saúde, as doses da vacina chegaram somente nesta terça-feira (10.05) no estado. Sendo assim, foram entregues em Mato Grosso mais 160 mil doses, referente a última parte do 4º envio e primeira parte do 5º envio, totalizando 91% das doses destinadas para a Campanha.

O Ministério da Saúde programou a distribuição das vacinas para os estados em cinco envios. Conforme o cronograma de entrega, o restante do 5º envio (67.500 mil doses) deve chegar a Mato Grosso até sexta-feira (13.05), alcançando 100% das doses da vacina contra gripe.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) esclarece ainda que o repasse das doses das vacinas para os municípios é realizado de forma gradativa, conforme o envio do Ministério da Saúde. As doses recebidas nesta terça-feira (10.05) já estão sendo separadas conforme a demanda de cada regional e serão encaminhadas para os municípios, via Escritório Regional de Saúde, até sexta-feira (13.05). O mesmo acontecerá com as doses programadas para chegar no decorrer da semana.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760