O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), expressou confiança na recém-inaugurada Estação de Tratamento de Água (ETA) no bairro Barra do Pari/Chapéu do Sol como solução para a crise de abastecimento de água em Várzea Grande.
"Muito tem atormentado a vida do cidadão em Várzea Grande ao longo dos anos, o problema da água. Graças aos investimentos realizados pela ex-prefeita Lucimar Campos e agora pelo prefeito Kalil Baracat, e com esta nova ETA, financiada pelo Governo Estadual com 26 milhões de reais e com aporte de 11 a 12 milhões da Prefeitura, estamos oficialmente inaugurando uma ETA que será uma grande alternativa para acabar de vez com a escassez de água na cidade", afirmou Mendes.
No entanto, Mendes ressaltou que o problema está nas redes de distribuição, não na capacidade de produção de água. "É necessário investimento a médio e longo prazo na distribuição. Há muitas perdas, evasões e é preciso fazer a hidrometração, pois muitos bairros têm ligações clandestinas, e as pessoas não têm limites para gastar água", explicou.
Ele enfatizou que resolver as questões relacionadas à rede de distribuição é o próximo passo para uma solução definitiva. “As pessoas não estão pagando, então isso não vai permitir resolver definitivamente. Esse é um passo que se a rede tiver ok, não tiver fuga ou, principalmente, não tiver furto de água, seguramente resolveria ou estará resolvido. Esse é o próximo passo do prefeito Kalil, com certeza já está dando essas providências já há algum tempo, mas acredito que teremos aí uma solução quase que definitiva com a entrada dessa rede”.
Além disso, Mendes mencionou os investimentos do Governo do Estado em Várzea Grande, que incluem asfaltamento, recapeamento, iluminação pública e construção de escolas.
Leia mais: Prefeito entrega ETA e afirma que compromisso é resolver 95% do problema da falta de água em VG
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).