24 de Novembro de 2024
24 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Segunda-feira, 01 de Março de 2021, 16:15 - A | A

Segunda-feira, 01 de Março de 2021, 16h:15 - A | A

Contra COVID-19

Governador alerta que prefeitos de MT terão que cumprir medidas impostas, ou responderão à Justiça

Segundo o governador, caso os prefeitos descumpram o decreto estadual, caberá à Justiça resolver.

Lara Batista & Lucione Nazareth/VG Notícias

VG Notícias

VG Notícias; Governador; Mauro Mendes

Mauro Mendes afirma que as Prefeituras precisam adotar as medidas impostas no decreto estadual para prevenção da Covid-19

 

O governador Mauro Mendes (DEM) foi enfático ao afirmar que as Prefeituras que não adotarem as medidas impostas no decreto estadual para prevenção da Covid-19, divulgadas nesta segunda-feira (1º.03), terão que responder à Justiça. A declaração do gestor aconteceu após ele ser questionado sobre a posição do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) que disse no final de semana que o setor econômico não aguenta mais paralisar.

Leia Mais - Deputado diz que lockdown é pesado e sugere rigor na fiscalização para conter Covid-19

Mauro fez questão de lembrar um conflito que teve com o prefeito no começo da pandemia, em março de 2020. “Muito estranho essa fala do prefeito de Cuiabá, porque lá atrás, quando tivemos o primeiro caso de coronavírus em Cuiabá, ele decretou o lockdown, e eu fui totalmente contra. Eu dizia como é que pode isso se com um caso você decreta lockdown imagina quando tiver uns cem mil, dois mil, ninguém sabe até aonde vai isso. Então neste momento nós estamos num caos evidente, naquele momento as UTIs ainda estavam vazias e ele tomou essa medida”.

No entanto, ele lembra que caso seja descumprido o decreto pelos prefeitos, caberá à Justiça resolver. “Se algum prefeito não cumprir, caberá ao Ministério Público e aos órgãos de controle fazerem interação com essas Prefeituras e com esse prefeito”.

Outra crítica dura de Mendes ao prefeito de Cuiabá foi relacionada ao anúncio feito por Emanuel sobre possível compra de vacinas contra a Covid-19. Ele pontuou que nem o consórcio de governadores está conseguindo adquirir para prefeito fazer propaganda.

“Até agora todos os governadores do Brasil inteiro tentando encontrar, espero que eles consigam. Agora, soltando matérias, estou querendo comprar vacina. Tem jeito para comprar? Tem dinheiro para isso? Tem que ser a vista, no cash! Já disse, se encontrar, nós compramos. Temos dinheiro para comprar, o problema é encontrar quem queira vender”.

Questionado se os prefeitos não deveriam ajudar o atendimento nos casos de covid-19 realizado pelo Estado na Arena Pantanal, Mendes dispara mais uma vez contra Pinheiro.

“O que nós estamos fazendo na Arena Pantanal é uma obrigação objetiva dos prefeitos, porque é uma atenção básica, é exame, é consulta, é teste. Agora o cidadão de Cuiabá, e acredito até de Várzea Grande, ele não está indo mais nas Upas, nas Policlínicas, não está indo mais nos PSF’s, porque chega lá, segundo recebo relatos, não tem médicos, não tem teste, não tem medicamento. Então, antes do senhor prefeito falar que vai correr atrás de vacina, tinha que fazer a sua atenção básica funcionar”. 

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760