25 de Abril de 2024
25 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Sexta-feira, 13 de Setembro de 2019, 15:49 - A | A

Sexta-feira, 13 de Setembro de 2019, 15h:49 - A | A

CRISE

“França quer desfazer qualquer mal-entendido com o Brasil”, diz Mendes após reunião com embaixador

Izabella Araújo/VG Notícias

VG Notícias

Mauro Mendes

 

O governador Mauro Mendes (DEM) afirmou nesta sexta-feira (13.09) que ficou claro em reunião com o embaixador da França, Michel Miraille, em Brasília, que o país quer desfazer qualquer mal-entendido com o Brasil.

“O grande objetivo da França é desfazer qualquer mal-entendido desta comunicação que aconteceu com vários ruídos, com vários fatos indesejáveis, na boa relação que sempre existiu entre a França e o Brasil”.

Mendes refere-se a crise diplomática entre Brasil e França, que teve o ápice após o presidente Jair Bolsonaro (PSL) ironizar uma foto comparando as primeiras-damas de cada país. O presidente Francês respondeu classificando a atitude do líder brasileiro como “extraordinariamente desrespeitosa”.

Segundo o governador, “o embaixador colocou o interesse do governo Francês, ele como embaixador, falando em seu nome, para que nós possamos manter essas relações, nos aproximar naquilo que nos une e construir através do diálogo, alternativas para as diferenças que nós temos nesse momento”, enfatizou.

Contudo, segundo o governador, não houve objetivamente nenhum aporte de recursos financeiros pelo governo francês.

“Houve uma cobrança dos governadores, de que o mundo, principalmente o G7, tem que contribuir com o Brasil, face aos grandes ativos ambientais, que nós temos que contribuir com o planeta, na redução da emissão de carbonos e do aquecimento global”.

Sobre a reunião com os embaixadores da Noruega, Alemanha e Reino Unido, Mendes afirmou que serviu para aproximar os interesses.

“Foi uma primeira reunião para aproximar os interesses dos Estados brasileiros da Amazônia e dos países que tem um grande interesse na preservação do clima, face aquecimento global, e acreditamos que tenha uma ampla possibilidade de construir um cenário para aproximar esses interesses”.

E acresentou: “Queremos preservar e eles querem ajudar a contribuir com dinheiro e com recursos para essa preservação, mas nesta reunião, objetivamente, não foi aportado nenhum recurso. Mas acredito que possamos construir isso num futuro muito próximo”.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760