O governador Mauro Mendes (DEM) afirmou nesta sexta-feira (13.09) que ficou claro em reunião com o embaixador da França, Michel Miraille, em Brasília, que o país quer desfazer qualquer mal-entendido com o Brasil.
“O grande objetivo da França é desfazer qualquer mal-entendido desta comunicação que aconteceu com vários ruídos, com vários fatos indesejáveis, na boa relação que sempre existiu entre a França e o Brasil”.
Mendes refere-se a crise diplomática entre Brasil e França, que teve o ápice após o presidente Jair Bolsonaro (PSL) ironizar uma foto comparando as primeiras-damas de cada país. O presidente Francês respondeu classificando a atitude do líder brasileiro como “extraordinariamente desrespeitosa”.
Segundo o governador, “o embaixador colocou o interesse do governo Francês, ele como embaixador, falando em seu nome, para que nós possamos manter essas relações, nos aproximar naquilo que nos une e construir através do diálogo, alternativas para as diferenças que nós temos nesse momento”, enfatizou.
Contudo, segundo o governador, não houve objetivamente nenhum aporte de recursos financeiros pelo governo francês.
“Houve uma cobrança dos governadores, de que o mundo, principalmente o G7, tem que contribuir com o Brasil, face aos grandes ativos ambientais, que nós temos que contribuir com o planeta, na redução da emissão de carbonos e do aquecimento global”.
Sobre a reunião com os embaixadores da Noruega, Alemanha e Reino Unido, Mendes afirmou que serviu para aproximar os interesses.
“Foi uma primeira reunião para aproximar os interesses dos Estados brasileiros da Amazônia e dos países que tem um grande interesse na preservação do clima, face aquecimento global, e acreditamos que tenha uma ampla possibilidade de construir um cenário para aproximar esses interesses”.
E acresentou: “Queremos preservar e eles querem ajudar a contribuir com dinheiro e com recursos para essa preservação, mas nesta reunião, objetivamente, não foi aportado nenhum recurso. Mas acredito que possamos construir isso num futuro muito próximo”.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).