26 de Novembro de 2024
26 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 20 de Maio de 2021, 08:29 - A | A

Quinta-feira, 20 de Maio de 2021, 08h:29 - A | A

NOTA DE REPUDIO

Entidades cobram respeito e Janaina discorda de bolsonarista: "Não posso concordar que gay escolha ser gay"

“ser homofóbico é uma escolha, ser gay também”, postou o deputado

Adriana Assunção/VGNotícias

VG Notícias

VGN Notícias; Gilberto Moacir; Pecuarista

Pecuarista Gilberto Moacir Cattani

 

A postagem do deputado Gilberto Cattani (PSL) com a frase “ser homofóbico é uma escolha, ser gay também” gerou repúdio entre as entidades e revolta na deputada Janaina Riva (MDB) contra o posicionamento do colega.

“Não posso concordar que gay escolha ser gay”, manifestou Janaina pelo Twitter.

Ela argumentou que “a vida de uma pessoa LGBTQI+ não é uma vida de facilidades. É uma vida de dificuldade de aceitação, violência, preconceito, desemprego e de tantos enfrentamentos incompatíveis com uma simples escolha."

Janaina ainda destacou que no Brasil homofobia é crime: “Sem dúvida é uma escolha. É uma escolha que faz mais mal a quem o é, do que a quem ele elege como vítima. Minha preocupação é que nosso país continue com esse fomento ao ódio, quando deveríamos transmitir tranquilidade, segurança e compaixão”, postou a deputada.

Leia também: Defensor da cloroquina, deputado diz que ministros tentam incriminar Bolsonaro "por coisas que não existem"

As entidades que assinaram nota de repúdio foram o Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual de Cuiabá (CMADSC), Grupo Livre-Mente, Conselho da Juventude (Conjuve), União da Juventude Socialista (UJS/MT), União Nacional Dos Estudantes (UNE), Coletivo Mães pela Divesidade – MT e Levante Popular da Juventude- MT.

“No Brasil a Homofobia é crime, a Homossexualidade, não é crime e tão pouco doença. Existe todo um esforço coletivo para que possamos construir uma sociedade justa, fraterna e igualitária, atitudes, que pretendem reforçar o preconceito e a violência, devem ser repudiadas. A postagem do referido deputado, serve de alimento para ampliar a violência contra pessoas LGBTQI+, somente por conta da orientação sexual e ou identidade de gênero”, cita trecho da nota.

A nota reforça que "a heterossexualidade não é doença e tão pouco opção, a homossexualidade também não é": "O referido deputado, como agente público, precisa entender o papel fundamental das instituições, na defesa e no combate a todo tipo de violência, a defesa e a luta pelo fim da violência contra a população LGBTQI+, deve ser abraçada por toda sociedade, nossa luta, é pela valorização da vida.”

As entidades também denunciaram ao Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPE/MT).

VEJA

NOTA DE REPUDIO

PARA INICIARMOS A CONVERSA, HOMOFOBIA É CRIME !

O movimento de luta pelos Direitos Humanos da População LGBTQI+ de Mato Grosso, vem a publico denunciar a atitude LGBTfobica do DEPUTADO ESTADUAL GILBERTO CATTANI, no Brasil a Homofobia é crime, a Homossexualidade, não é crime e tão pouco doença. Existe todo um esforço coletivo para que possamos construir uma sociedade justa, fraterna e igualitária, atitudes, que pretendem reforçar o preconceito e a violência, devem ser repudiadas.

A postagem do referido deputado, serve de alimento para ampliar a violência contra pessoas LGBTQI+, somente por conta da orientação sexual e ou identidade de gênero. Cabe lembrar ao referido deputado que dia 17 de maio, comemoramos, o dia internacional de luta, onde a OMS (Organização Mundial de Saúde), retirou o a homossexualidade do rol de doenças, a despatologizaçao, assim como a heterossexualidade não é doença e tão pouco opção, a homossexualidade também não é.

O referido deputado, como agente publico, precisa entender o papel fundamental das instituições, na defesa e no combate a todo tipo de violência, a defesa e a luta pelo fim da violência contra a população LGBTQI+, deve ser abraçada por toda sociedade, nossa luta, é pela valorização da vida. Importante reforçar que a população jovem LGBTQI+, tem 03 vezes mais propensão ao suicídio, por sofrerem no cotidiano, ataques e julgamentos negativos.

Exigimos que o referido deputado se retrate, e que o mesmo convoque uma audiência publica para dialogar sobre as violências sofridas pela população LGBTQI+ em nosso Estado, importante que o mesmo, passe a ter, atitudes, de um verdadeiro parlamentar, combater as desigualdades, sociais, econômicas e de gênero, Inclusive, propondo leis, que fortaleçam os direitos da população LGBTQI+. A sociedade de Mato Grosso, esta atenta, atitudes machistas, LGBTfobicas , racistas , não passarão!

As instituições abaixo, assinam e exigem respeito!

CONSELHO MUNICIPAL DE ATENÇAO A DIVERSIDADE SEXUAL DE CUIABA- CMADSC;
GRUPO LIVRE-MENTE;
CONSELHO MUNICIPAL DA JUVENTUDE DE CUIABA;
CONSELHO ESTADUAL DA JUVENTUDE;
UNIÃO DA JUVENTUDE SOCIALISTA – UJS/MT;
UNIAO NACIONAL DOS ESTUDANTES – UNE;
COLETIVO MAES PELA DIVESIDADE – MT;
LEVANTE POPULAR DA JUVENTUDE- MT;
CONSELHO MUNICIPAL DA JUVENTUDE DE CUIABA;
ASSOCIAÇAO DE DIREITOS HUMANOS DE SORRISO;
COLETIVO LGBT do MST;
CONSULTA POPULAR DE MATO GROSSO;
ARTICULAÇAO NACIONAL DE GAYS - ARTGAY
COMITE ESTADUAL DE PREVENÇAO E ENFRENTAMENTO Á TORTURA – CEPET/MT
CONSELHO ESTADUAL DE PROMOÇAO DA IGUALDADE RACIAL DE MATO GROSSO-CEPIR/MT
REDE NACIONAL DE OPERADORES DE SEGURANÇA PUBLICA LGBTQI-RENOSP

 

 
 
 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

Álbum de fotos

Foto: Reprodução Instagram

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760