29 de Novembro de 2024
29 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Domingo, 28 de Março de 2021, 21:39 - A | A

Domingo, 28 de Março de 2021, 21h:39 - A | A

Decreto não definido

Emanuel anuncia nesta segunda (29) novas medidas contra covid-19 e critica “intimidação do MPE”

Causou perplexidade a todos nós essa tentativa de intimidação por parte do Ministério Público, diz

Rojane Marta/VG Notícias

VGN Notícias

VGN; Emanuel Pinheiro; Prefeito;

O prefeito Emanuel Pinheiro busca uma alternativa para não penalizar ainda mais os comerciantes cuiabanos

 

O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) irá anunciar nesta segunda (29.03), quais medidas ele irá adotar na Capital do Estado para conter os avanços da Covid-19.

Na sexta-feira (26.03), ele se reuniu com o prefeito de Várzea Grande Kalil Baracat (MDB), para tentar tomar medidas conjuntas. Ao final da reunião, Pinheiro disse à imprensa que iria se reunir neste final de semana com o seu Comitê de Enfrentamento à Covid-19 para então definir, dentro de toda segurança, inclusive jurídica, as novas medidas. Ele busca uma alternativa para não penalizar ainda mais os comerciantes cuiabanos, como também, atender o disposto no decreto do Governo do Estado. Leia mais: Pinheiro decide neste final de semana sobre novas medidas contra covid-19

Já neste domingo (28), ele voltou a se reunir com o prefeito de Várzea Grande, desta vez virtualmente, e com mais seis prefeitos de cidades polos: Cáceres, Juína, Tangará da Serra, Barra do Garças, Alta Floresta, e Rondonópolis. A reunião virtual também contou com a presença do deputado federal Emanuel Pinheiro Neto. Por problemas técnicos, os gestores de Sorriso, Sinop e Confresa não participaram da reunião.

De acordo com a assessoria do município, Pinheiro “entende que é fundamental a restruturação da saúde nos municípios, evitando assim a penalização da população e a alta demanda na capital do Estado em razão da desassistência aos municípios do interior, gerando um “efeito cascata” mediante a alta demanda em cidades polo”, pois, conforme justifica o gestor, neste domingo, 214 pessoas de todo Mato Grosso estão na fila de espera por um leito de UTI para Covid-19, sendo que 75% do total são do interior do Estado.

Na reunião, Pinheiro destacou que “não é com paixão política que as medidas devem ser adotadas”. Ele defendeu mais transparência e maior participação efetiva dos gestores municipais, principalmente, na elaboração da classificação de risco.

Ele pede união dos municípios polo do Estado de Mato Grosso para que através das suas lideranças, possam ter “influência nas decisões estaduais que venham a impactar diretamente na vida da população das suas regiões e de todo o Estado”.

Emanuel Pinheiro ainda criticou a ação do procurador-geral de Justiça, José Antônio Borges, que pediu na Justiça o afastamento do cargo e a responsabilização criminal do prefeito que não cumprir com o disposto no decreto estadual, a exemplo da quarentena obrigatória por 10 dias aos municípios classificados com risco muito alto para Covid-19.

Leia mais: MPE quer afastamento de prefeitos que não cumprirem quarentena obrigatória por dez dias

“Causou perplexidade a todos nós essa tentativa de intimidação por parte do Ministério Público, de ameaçar com afastamento o prefeito eleito em razão de um decreto construído verticalmente. Causa indignação; é uma violência institucional e uma afronta ao Estado democrático de direito” disse o prefeito, por meio de sua assessoria de imprensa.

 
 
 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760