Em uma votação marcada por críticas ao secretário de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT), Marcelo Oliveira, os deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT) autorizaram o governador Mauro Mendes (União) contrair empréstimo de R$ 1,5 bilhão para investimentos em infraestrutura rodoviária do Estado.
Também conhecido como "Marcelo Padeiro", o secretário foi chamado de "mal-educado" pelos deputados, incluindo o deputado Júlio Campos (União) que chegou a pedir mais respeito. Julio também afirmou que a Casa está depositando sua confiança no governador Mauro Mendes ao garantir um “cheque em branco”.
“Eu espero que o secretário Marcelo Padeiro seja o mais educado com os parlamentares com as nossas reivindicações. Porque a maneira que um deputado federal, um deputado estadual, um senador, um político, prefeito ou vereador vai à Sinfra é muito maltratado”, manifestou Júlio.
O presidente da Casa, deputado Eduardo Botelho (União) afiançou as palavras do deputado Júlio. Botelho acusou Marcelo de ignorar as indicações do Parlamento. “O secretário Marcelo Padeiro, ele tem essa visão de que ele faz o planejamento e não se importa com o deputado. Temos que começar a colocar o valor desta Casa. Eu não sou contra aprovar, agora não vir aqui, discutir e ouvir o deputado”.
Já o deputado Ondanir Bortolini – Nininho (PSD) pediu ao secretário que “pare de picuinha”.
Os ânimos foram acalmados após o líder do Governo, deputado estadual Dilmar Dal Bosco (União) garantir a presença do secretário na primeira semana de fevereiro. Segundo Dilmar, o secretário deve ouvir as demandas dos deputados em relação ao empréstimo.
“Vamos convidar o secretário Marcelo, vim aqui na Comissão de Infraestrutura ou no Colégio de Líderes para a gente tratar desse assunto."
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EMPRÉSTIMO
O projeto de autoria do Poder Executivo autoriza a contratação de operação de crédito com o Banco do Brasil S.A., com a garantia da União, até o valor de R$ 1.500.000.000,00 (um bilhão e quinhentos milhões de reais), no âmbito da linha de financiamento disponível nos Sistema Financeiro, destinados a Programas e Ações de Infraestrutura do Estado de Mato Grosso observada a legislação vigente, em especial as disposições da Lei Complementar n° 101, de 04 de maio de 2000.
Segundo a justificativa, o Governo cita que o financiamento proposto possibilitará o desenvolvimento econômico e social do Estado e tem as seguintes características econômicas e financeiras para a realização da operação: prazo total da operação: 96 meses; prazo de carência do capital: 12 meses; prazo amortização capital: 84 meses.
“Apesar do Estado de Mato Grosso estar posicionado na 8° colocação do ranking geral de infraestrutura, ao serem verificados indicadores, como a qualidade das rodovias, a colocação estadual desloca-se para a 17ª. Por ter uma grande extensão territorial, o Estado tem 74% das rodovias estaduais não pavimentadas e 77% das pontes da malha estadual ainda são de madeira”, justifica.
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