O presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Chico 2000 (PL), abriu a sessão ordinária desta quinta-feira (24.08), lendo uma nota de repúdio contra a colega de parlamento, vereadora Edna Sampaio (PT), e disse que a petista “pensa que está acima das leis e da boa educação”.
A nota foi emitida em relação a um vídeo postado por Edna, em sua rede social, com a música da cantora Iza intitulada “Fé”, cujo refrão diz que é preciso ter “fé pra enfrentar esses filha da p...”. O vídeo causou polêmica e indignação de alguns parlamentares da Casa de Leis.
Diante disso, o presidente do Legislativo, Chico 2000, em nota de repúdio, afirmou que é totalmente descabido esse tipo de comportamento de Edna Sampaio “em usar de palavrão chulo e desrespeitoso com mães, seja a mãe de quem for, deve ser respeitada”.
Segundo ele, agora o pano de fundo desse despautério da vereadora certamente é para ofender os seus pares xingando as suas mães, não havendo motivo outro a petista postar um vídeo descabido no Instagram com uma música dizendo que tem que ter fé para enfrentar “esses filhos da p...”. "Foi claro o ataque aos colegas de parlamento", disse o vereador.
A vereadora Maysa Leão (Republicanos), que teve sua imagem exposta no vídeo, respondeu à mensagem “subliminar” pedindo respeito a Edna Sampaio, e disse que sua imagem não foi colocada de forma despretensiosa. “Eu não sou filha da p... Embora eu respeite as prostitutas, a profissão da minha mãe é outra. Eu não aceito mensagem subliminar, eu não aceito essa narrativa de que a senhora está sendo atacada, a senhora está atacando, constantemente, inclusive a mim, que nunca lhe ataquei”, disparou a parlamentar.
Ofendido, o vereador Eduardo Magalhães (Republicanos), relembrou a história de sua mãe, negra, quilombola e respondeu à vereadora sobre o vídeo postado. “Em três anos é a primeira vez que cito casos de qualquer dos vereadores. Pelo bom andamento dos trabalhos nesta Casa, nós precisamos ter limites, e o vídeo da senhora extrapola todos os limites”, disse o vereador.
Em sua defesa, Edna Sampaio afirmou que não vai ser arrastada para esse “nível” de debate, insinuando que os colegas estão sendo infantis. “Não sei fazer política de jardim de infância. Vocês estão reclamando de uma música postada por uma equipe de jovens, que cuida do meu Instagram. Estão reclamando de um TBT, que foi postado em março, com uma música que em 2022 ganhou um prêmio do Multishow, como a música mais tocada de uma mulher negra. [...] não dá para fazer um debate nesse nível”. declarou a petista.
Edna Sampaio enfrenta um processo contra ela na Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara de Cuiabá. O relatório, aprovado também pela Comissão de Constituição e Justiça, recomenda a perda do mandato. O processo, contudo, foi suspenso pela Justiça, em decisão liminar.
Ver essa foto no Instagram
Leia também: "Feminicídio é o fim, mas a violência começa antes", diz Gisela ao defender leis mais severas contra agressores
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).