24 de Outubro de 2024
24 de Outubro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Sexta-feira, 12 de Maio de 2017, 08:39 - A | A

Sexta-feira, 12 de Maio de 2017, 08h:39 - A | A

investigação

Deputados, juízes, jornalistas e advogados são “alvos” de grampos ilegais em MT

Lucione Nazareth/ VG Notícias

 

Deputados, juízes, jornalistas, advogados, médicos teriam sido alvos de grampos telefônicos ilegais feitos pela Polícia Militar de Mato Grosso. Os grampos são investigados pelo Ministério Público Estadual (MPE) e foram denunciados pelo ex-secretário de Estado de Segurança Pública, Mauro Zaque.

Conforme a denúncia, em torno de 120 pessoas foram alvos dos grampos telefônicos ilegais que tinha como objetivo monitorar uma quadrilha de traficantes de drogas que atua em Mato Grosso.

O monitoramento telefônico teria iniciado em 2014, quando o Comando da PM obteve autorização judicial realizado por um juiz da Comarca de Cáceres para acompanhar os passos da suposta quadrilha. Em 2015, outras pessoas foram grampeadas aleatoriamente, recebendo codinomes.

Uma dessas pessoas foi à deputada estadual Janaína Riva (PMDB) que teria recebido o codinome de “Janir”. Além dela teriam sido grampeados o jornalista José Marcondes - o Muvuca -, o deputado federal Carlos Bezerra (PMDB), assessores da vice-governadoria do Estado, servidora pública com iniciais T.S., o advogado do ex-prefeito Walace Guimarães, José do Patrocínio, e ainda um assessor de um desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ/MT).

Na época, o então secretário de Segurança Pública do Estado, Mauro Zaque, ficou sabendo dos grampos e levou o assunto governador Pedro Taques (PSDB), que em conjunto com o secretário e o secretário adjunto, Fábio Galindo, denunciou o fato ao Gaeco. Porém, o caso teria sido arquivado por falta de provas.

Meses depois, Mauro Zaque denunciou os grampos ilegais ao Ministério Público Estadual (MPE) que abriu inquérito civil para apurar os fatos.

Os tais grampos ilegais segundo corre nos bastidores da imprensa local deve ser “alvo” de uma reportagem especial no programa Fantástico, e que deve ser exibido no próximo domingo (14.05).

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760