Nesta terça-feira (30.10) os deputados estaduais de Mato Grosso devem se reunir com o governador do Estado, Silval Barbosa (PMDB) para debater questões emergenciais com o repasse financeiro aos municípios referente à saúde pública.
Segundo o Ministério Público Estadual (MPE), o Estado estaria atrasando repasses para o setor para alguns municípios de Mato Grosso, levando o órgão a pedir novamente, na semana passada, o bloqueio nas contas do Estado no valor de R$ 13 milhões. Como primeiro bloqueio das contas o valor era de R$ 12,3 milhões.
Outra questão que deve ser discutida com o governador é o novo modelo de assistência à saúde dos servidores públicos de Mato Grosso, o MT Saúde. A discussão será em cima do projeto de lei apresentada pelo próprio Silval, a fim de resolver a atual crise que passa o plano de saúde dos servidores públicos do estado.
A matéria deveria ter sido votada no último dia 23 deste mês, mas os parlamentares não realizaram, solicitando tempo para que fossem discutidos alguns pontos do projeto com o governador e depois seja apreciada novamente no plenário da AL. Os deputados Luciane Bezerra (PSB) e Dilmar Dal Bosco (PMDB), pediram durante a sessão ordinária da Assembléia do dia 23, o comprometimento do governador em relação ao acordo com os sindicalistas (que deu origem ao projeto de lei), que segundo eles, nada que o governador vem acordando está sendo cumprido.
Aproximadamente 60 mil usuários do MT Saúde estão sem atendimento há varias semanas, submetidos, alguns deles, a lastimáveis episódios de humilhação em hospitais e clínicas de saúde.
Os deputados debaterão ainda com Silval, nesta terça, problemas em órgãos do Estado que estão paralisando os trabalhos, como a Sema (Secretaria de Estado de Meio Ambiente) Indea (Instituto de Defesa Agropecuária), e Empaer (Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural). A reunião será às 14 horas no Palácio Paiaguás, sede do governo do Estado.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).