Neste dia 20 de novembro, quando é comemorado o Dia da Consciência Negra, os deputados estaduais de Mato Grosso usaram suas redes sociais para destacar a “luta” pela da cultura do povo preto e também para apresentar as leis já criadas em prol da igualdade.
Entre os deputados que manifestaram, consta o deputado estadual Wilson Santos (PSD), que destacou a Lei 10.308/2015, que institui a obrigatoriedade de inclusão de conteúdo programático de História, Geografia e Cultura Afro-Brasileira nos currículos educacionais escolares de ensino fundamentais ao 5º ao 9º ano, e do Ensino Médio no Estado de Mato Grosso, bem como, e a Lei 10.816/2019, que reservam 20% das vagas em concursos públicos para negros no Estado de Mato Grosso, promovendo a inclusão e a diversidade.
Wilson também destacou a Lei 12.318/2023 que institui o Dia Estadual de Combate ao Genocídio da População Negra, a ser celebrado em 10 de julho. “Vamos seguir avançando juntos na construção de uma sociedade mais justa e igualitária!”.
Já o deputado Valdir Barranco (PT) refletiu a importante da conscientização. "Dia importante de luta e valorização da vida e da cultura do povo preto! Viva Dandara e Zumbi dos Palmares! Viva a luta pela dignidade do povo preto!”
O deputado Max Russi (PSB) destacou personalidades negras que foram referências a sociedade, entre elas, Tereza Benguela, lembrada por liderar quilombo contra soldados portugueses e instituir um parlamento no quilombo e Luis Gama, escritor e ativista político. O deputado destacou Francisco José do Nascimento, conhecido como Dragão do Mar. O marinheiro e ativista político se recusou a transportar escravos.
Também não ficou de fora dessa lista, Nilo Peçanha, considerado o primeiro presidente afrodescendente do Brasil e Antonieta de Barros, professora, jornalista e deputada.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).