Acompanhando as orientações do Ministério da Saúde, o deputado Dr. Gimenez (PV) apresentou na sessão ordinária desta segunda-feira (19.04), o Projeto de lei nº 255/2021, indicando a vacinação contra Covid-19 das mulheres que estão acima do sexto mês de gravidez. Dr. Gimenez destacou o pedido do secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Raphael Parente, na última sexta-feira (16), que orientou as mulheres, que se possível, adiem a gravidez até haver uma melhora da pandemia.
“Tenho uma indicação hoje muito importante para gestantes, mas importante lembrar que a nova variante de Manaus (P.1) pode afetar a saúde da gestante, isso é algo novo e de bastante importância (...). A minha indicação de hoje é a vacinação para todas as gestantes a partir do sexto mês. Essa variante P.1 é simplesmente assustadora. Então, o que deve ser feito: isolar a gestante, testar todas acima do sexto mês e acompanhar, lembrando que a gravidez é de alto risco”, disse o parlamentar.
Leia mais: Governo cria programa de incentivo para diagnóstico precoce da covid-19 em gestantes
Ao destacar risco de tromboembolia (consiste na formação de coágulos dentro das veias acarretando a obstrução das mesmas), o Dr. Gimenez destacou a necessidade do acompanhamento das gestantes que apresentam suspeita ou confirmação de Covid-19.
“A minha indicação, assim como de todos os meus colegas médicos, é: quem pretende ter filhos, engravidar, adie a gravidez para não correr o risco de tromboembolia. O que essa vacinação pretende, que essa gravidez chegue até o final e com segurança para que essa mãe consiga sobreviver, temos mães morrendo, partos antecipados, bebês prematuros e muito recentemente um caso em que as crianças se salvaram e a mãe foi a óbito”, relatou o parlamentar.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).