19 de Setembro de 2024
19 de Setembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Domingo, 05 de Março de 2023, 17:00 - A | A

Domingo, 05 de Março de 2023, 17h:00 - A | A

ATENÇÃO DO GOVERNO FEDERAL

Deputado aponta problemas ambientais em MT e diz que irá discutir assunto com presidente Lula

O parlamentar mencionou que Mato Grosso é o único Estado do Brasil que abriga três tipos de biomas

Giovanna Bitencourt & Kleyton Agostinho/VGN

O deputado estadual, Lúdio Cabral (PT), disse ao , que pretende discutir alguns problemas de Mato Grosso, principalmente, voltados a questão ambiental, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Conforme Lúdio, Mato Grosso tem diversos problemas estruturais, mas o foco dele é levar as questões ambientais do Estado que precisam ser tratadas. O parlamentar mencionou que Mato Grosso é o único Estado do Brasil que abriga três tipos de biomas, e deste modo, precisa da atenção do Governo Federal.

"Temos muitos problemas estruturais em Mato Grosso, mas o meu foco é meio ambiente que precisa de um olhar do Governo Federal. Nosso Estado é o único do país que concentra três biomas e que sofre em decorrência de um modelo de exploração econômica que é o modelo baseado na monocultura, no veneno e que tá destruindo esses biomas", explicou Lúdio em entrevista durante a entrega de residencial do programa do Governo Federal, Minha Casa, Minha Vida, que aconteceu nessa sexta-feira (03.03), em Rondonópolis (a 214,6 km de Cuiabá).

Lúdio enfatizou, que o Estado, precisa urgentemente construir um novo modelo de agricultura, que seja mais saudável para o agricultor e para o meio ambiente. "Nós precisamos iniciar um processo de transição por meio de política pública, para mudar essa lógica e construir um modelo agricultura no Estado que seja de fato sustentável", complementou.

Segundo o parlamentar, caso tenha oportunidade, também discutirá com o presidente sobre a lei Kandir, que isenta do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) as exportações de produtos primários e semielaborados, ou seja, não industrializados. Ele afirmou que Mato Grosso perde cerca de R$ 27 bilhões, que poderia ser investido em políticas públicas sociais, sendo preciso rever essa lei.

"Outra questão importante que vou colocar em pauta, se tiver oportunidade, é a lei Kandir que já passou do tempo, cumpriu a tarefa que tinha. Mato Grosso deixa de arrecadar R$ 27 bilhões por conta dessa lei, e é impossível compensar isso sem rever essa legislação, para termos recurso público para investir em políticas públicas sociais", afirmou.

Leia mais - Deputado diz que Lula deverá vir a Cuiabá em abril para inaugurar UPA

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760