A Comissão de Direitos Humanos do Senado Federal aprovou nessa quarta-feira (11.04) a realização de diligências por parte de membros da Comissão para verificar as condições da prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na Superintendência da Polícia Federal (PF) em Curitiba (Paraná).
Lula está preso desde a noite do último sábado (07.04) na sede da PF, em Curitiba (PR). Ele se entregou à polícia para começar a cumprir a pena de 12 anos e um mês, após ser condenado em duas instâncias por corrupção passiva e lavagem de dinheiro na Operação Lava Jato.
Na intenção de verificar como o ex-presidente vem sendo mantido preso, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), protocolou na Comissão Direitos Humanos do Senado o pedido de diligência na sede da PF. Na manhã de hoje, a presidente da Comissão, senador Regina Sousa (PT-PI), aprovou o requerimento.
Apesar da aprovação, ainda não foi estipulado uma data da visita dos senadores. A comitiva será formada por Vanessa Grazziotin, Regina Souza, Ângela Portela (PDT), Gleisi Hoffmann (PT), Fátima Bezerra (PT), Lindbergh Farias (PT), Telmário Mota (PTB), Paulo Paim (PT), Jorge Viana (PT) e Paulo Rocha (PT).
Conforme o site O Antagonista, a Polícia Federal já entrou em contato com a Justiça Federal no Paraná para verificar se a Comissão de Direitos Humanos do Senado tem prerrogativa para visitar Lula.
Nessa terça-feira (10.04), a juíza Carolina Moura Lebbos já havia negado pedido do senador Roberto Requião (MDB) para que ele e outros políticos visitassem o ex-presidente Lula.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).