O vice-presidente empossado do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Guilherme Maluf, afirmou nesta terça-feira (21.11) que a capacitação dos prefeitos realizada pela Corte de Contas “facilitará” para que os eleitores escolham quem serão seus representantes nas eleições de 2024.
Segundo ele, o TCE tem papel importante no pleito eleitoral, principalmente por sempre divulgar quais os gestores públicos que cometeram ilícitos e estão impedidos de concorrerem a cargos eletivos por meio de julgamento de Contas e Representações. Além disso, destacou a qualificação dos prefeitos e vereadores por meio de programas no Tribunal.
“Nós sempre fazemos esse trabalho bem verdade, sobretudo na purificação das contas dos municípios. Alguns [prefeitos e vereadores] não poderão concorrer em virtude de suas contas estarem reprovadas, mas sabemos que o trabalho educativo de capacitação é muito importante para que a população possa apreciar esses melhores gestores. O trabalho do Tribunal vem muito de encontro a isso porque hoje estamos qualificando esses gestores e dando transparência e quais são os prefeitos que estão se despontando, e isso facilitará na escolha dos novos gestores”, declarou.
Maluf disse ainda que o Tribunal de Contas, por meio de parcerias com o Ministério Público e com Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) pode contribuir ainda mais para a fiscalização de gestores públicos e assim evitar o uso da máquina para “obterem ganhos eleitorais”.
Leia Também - Gestão de Sérgio Ricardo vai aproximar prefeito e vereadores do TCE; "Vamos capacita-los", diz vice-presidente
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).